Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Setembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Congresso Científico da Expo Pharma acontece no Rio a partir de quarta

Logística Reversa de Medicamentos e Prescrição Farmacêutica são alguns dos temas

Jornal do Brasil

O destino dos resíduos gerados pelo descarte de medicamentos e a prescrição farmacêutica são dois temas que dominaram as discussões envolvendo o mercado farma no  ano passado.  Ainda em debate, eles serão abordados com destaque na Expo Pharma 2014, em seu 6º Congresso Científico do Mercado Farmacêutico. O evento vai acontecer de 14 a 16 de maio, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

Além de esclarecer sobre esses e outros assuntos que influenciam diretamente a vida do consumidor, o evento tem por objetivo capacitar farmacêuticos e estudantes de farmácia a prestarem um melhor atendimento ao público através do conhecimento.

A logística reversa está em pauta no Brasil desde 2010 e ainda não se chegou a uma conclusão sobre o melhor caminho a seguir, envolvendo todos os setores, para que a vida e o meio ambiente sejam preservados. Já a prescrição farmacêutica foi repelida por médicos, mas aprovada por parte da população.

O mercado farmacêutico, principalmente no que envolve o varejo, está aberto para muitas frentes. O crescimento ininterrupto da perfumaria no Brasil, dos genéricos, e mesmo dos medicamentos que, segundo previsões das indústrias do setor, encerrarão o ano, no Brasil, com crescimento de 13%. Se confirmadas as estimativas, alcançarão a marca recorde de R$ 56 bilhões. 

Propícia a todos os players, a Feira espera reunir expositores de fitoterápicos, HPC, suplementos, dermo e nutricosméticos, medicamentos, varejo, serviços e distribuidores. Já público-alvo, que tem seu número acrescido em uma média de 20% ao ano, será composto por um grupo segmentado de visitantes, formado essencialmente por empresários, gestores, negociadores e farmacêuticos.

PROGRAMAÇÃO DO 6º CONGRESSO

14 de maio

14h às 15h15 - O Farmacêutico Empreendedor - Atribuição  conjugada: gestão e conhecimento técnico - Dra. Nara Luiza Barboza

15h15 às 16h30 - Prescrição Farmacêutica Magistral: Aspectos técnicos e práticos - Dr. Ivan da Gama Teixeira

16h30 às 18h - Painel “Logística Reversa de Medicamentos: novos desafios para o setor farmacêutico” - Moderador: Dr. André T. Pontes(COPPE-UFRJ)

Convidados: Dra. Cristina Yamamoto Dutra(ANVISA) , Jony Sousa(ABRADILAN), Maria José Delgado(INTERFARMA) e Serafim Branco Neto(ABRAFARMA)

 

15 de maio

14h às 15h15 - Obesidade: Tratamento preventivo e corretivo na busca pela qualidade de vida - Dr. Estélio Dantas

15h15 às 16h30 – Boas Práticas em treinamento – A Andragogia Corporativa – Dr. Carlos Santarém

16h30 às 18h - Painel “Prescrição Farmacêutica: Desempenho do profissional na cadeia da saúde” -  Convidados: Dr.Marcus Athila (CRF-RJ), Dra. Carmem Tolentino (SBFC), Dr. Gustavo Semblano

 

16 de maio

14h às 15h15 - Farmácia Clínica: Atenção Farmacêutica na Farmácia Comunitária e Hospitalar - Dr. Marcelo Pocalow

15h15 às 16h30 - Serviços Farmacêuticos: Uma abordagem prática e funcional - Dr. Laércio Batista Júnior

16h30 às 18h - Painel “Formação Acadêmica: O Papel Educacional de apoio e segurança à Profissão Farmacêutica”- Convidados: Profº. Luiz Fernando Chiavegatto,  Dr. Daniel Jackson (CRF-PA),  Dra. Ana Lucia Caldas

 

 

 

Tags: CIÊNCIA, FARMÁCIA, painéis, práticas, treinamento

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.