Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Google lança app grátis que otimiza tempo do professor

Classroom promete melhorar comunicação com alunos

Porvir

Só quem é professor sabe o como é trabalhoso preparar tarefas escolares para os alunos. Além de gastar muito tempo criando e recolhendo as atividades, o educador ainda precisa carregar uma pilha pesada de trabalhos para serem corrigidos. Pensando nisso, o Google anunciou nesta semana uma nova ferramenta que pretende poupar o tempo dos educadores. Trata-se do Classroom, um aplicativo gratuito que permite organizar a distribuição de atividades e ainda facilita a comunicação com os estudantes.

O objetivo dessa ferramenta é tornar o dia a dia do professor mais simples, permitindo que ele ganhe mais tempo para explicar a matéria dentro da sala de aula, já que não precisam mais perder horas tirando cópias de tarefas e distribuindo atividades. Utilizando os recursos do Gmail, Drive e Google Docs, a ferramenta gerencia as tarefas escolares, oferecendo ao professor a possibilidade de acompanhar a execução dos trabalhos, tirar dúvidas em tempo real e manter as turmas organizadas.

Dentro do aplicativo é possível criar uma classe e matricular os alunos. Um vez que a lista foi definida, os educadores podem começar a partilhar suas atividades. Todo o conteúdo fica armazenado em pastas, que podem ser divididas e visualizadas por tarefas ou estudantes. No caso dos alunos, o material aparece catalogado por matérias, como física, matemática, biologia e assim por diante.

O Classroom será gratuito e terá versão disponível em 40 idiomas. O aplicativo fará parte do pacote Google Apps for Education, um conjunto de ferramentas oferecidas às escolas que permitem armazenar dados, hospedar e-mails, agendas e bate-papos. Entre os recursos disponíveis nesse pacote, estão o YouTube para escolas, Google Docs, Chrome, Goggle Acadêmico e Google Calendar para educação.

Atualmente, a ferramenta está em fase de testes. Segundo informações do EdSurge, algumas dezenas de escolas já têm utilizado uma versão piloto em aproximadamente 90 salas de aula. Para os professores que desejarem fazer parte desse período de experimentação da ferramenta, é possível preencher uma ficha de inscrição em https://classroom.google.com/signup.

Com base nos pedidos recebidos, o Google irá selecionar um número limitado de educadores para integrar o a equipe de testes. Esses educadores escolhidos receberão o convite em um mês. A partir de setembro – início do ano letivo no  hemisfério Norte – o aplicativo já deve estar disponível para todas as escolas que já usam o pacote Google Apps for Education. Os desenvolvedores interessados em colaborar na construção de novos recursos para o Classroom também podem se inscrever pelo site.

Tags: educação digital, ferramenta, gerenciamento, google apps for education, pacote

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.