Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Abril de 2014 foi o mês mais poluído da história

Nível de CO2 na atmosfera bateu recorde

Agência ANSA

O mês de abril de 2014 foi considerado o mais poluído de toda a história, com um nível médio de gás carbônico na atmosfera muito alto durante todo o mês.    

A informação foi divulgada pelo Climatecentral.org que revelou que o nível de Co2 na atmosfera superou de forma constante a medida de 400 ppm por milhão nos últimos 30 dias.    

Durantes este período o Planeta emitiu mais Co2 dos 800 mil anos até hoje, superando assim o nível médio de gás carbônico na atmosfera.    

A primeira mediação na qual se verificou a medida de 400 ppm foi revelada em 9 de maio de 2013, quando os cientistas do National Oceanic and Atmospheric Administration (Noaa).    

Mas a novidade mais "preocupante" é a continuidade dos altos níveis de CO2 na atmosfera.    

Maio é o mês na qual os especialistas consideram que o CO2 alcança geralmente os níveis mais altos, mas este ano a média foi superada dois meses antes, e ficou além deste nível de forma constante desde o começo de abril. A quantidade de CO2 na atmosfera é monitorada a partir de uma estação no vulcão Mauna Loa no Hawaii.    

"Enquanto continuamos a queimar combustível fosseis nos ritmos atuais as concentrações continuarão a aumentar desta forma", afirmou Ralph Keeling, um dos cientistas responsáveis pelo projeto de monitoramento no Hawaii.

Tags: abril, clima, co2, natureza, poluição

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.