Jornal do Brasil

Quinta-feira, 2 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Suicídio é uma das principais causas de morte entre crianças

Pesquisa fala sobre bullying, marginalização e crise de identidade

Portal Terra

Acidentes seguidos por suicídio são as causas mais frequentes de mortes entre crianças, informou a organização de pesquisa finlandesa Safety Investigation Authority. Contudo, segundo os pesquisadores, que se basearam em 900 mortes de jovens menores de 18 anos entre 2009 e 2011, os óbitos causados por causas naturais ainda estão no topo da lista.

Os números mostraram que a causa de morte mais comum entre os menores - um total de 699 casos - foi natural, como casos de nascimento prematuro, deficiências físicas ou tumores.

Por outro lado, outros fatores foram responsáveis pela morte de 199 pessoas. Desse número, 121 mortes foram causadas por acidente e 51 por suicídio. Homicídios e casos inconclusivos contaram 13 fatalidades.

A maioria dos números de acidentes estão relacionados a afogamentos e comportamentos de risco no trânsito. A instituição conluiu que o álcool representa riscos direto e indireto para as crianças mais velhas.

O estudo descobriu que doenças mentais e de relacionamento, bullying, marginalização ou crise de identidade - inclusive sexual - são os principais motivos por trás dos suicídios de adolescentes reportados durante os três anos analisados durante pela pesquisa. A maioria deles  - três a cada quatro - foi cometida por meninos.

The Safety Investigation Board reportou que, ao contrário do que muitos pensam, nenhuma morte foi causada por envenenamento, consequência da ingestão de medicamentos e substâncias químicas, como produtos de limpeza. Outras formas de envenenamento ou acidentes envolvendo fogo, também foram responsáveis por poucas mortes.

Tags: adolescentes, bullying, crianças, morte, suicidio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.