Jornal do Brasil

Sábado, 1 de Novembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Plataforma traça perfil do jovem que estuda on-line

Confira características do aluno brasileiro que aprende por videoaulas

PorvirMarina Lopes

Quando um aluno deixa a sala de aula e chega em casa, ele pode ter dificuldade na hora de fazer as tarefas escolares. Durante uma aula, nem sempre é possível esclarecer todas as dúvidas. Distante do professor, as videoaulas podem ser uma opção para aprender o conteúdo. No site de reforço on-line Kuadro, os estudantes podem assistir gratuitamente vídeos com aulas de matemática, biologia, física e química.

Para o engenheiro e professor Bruno Werneck, idealizador da plataforma, embora as videoaulas não possam substituir o professor, elas são ferramentas importantes, já que oferecem explicações mais objetivas sobre diversos temas e podem ser acessadas a qualquer momento. “Se o aluno não entende alguma coisa, ele também tem a opção de voltar o vídeo, pausar e continuar assistindo de onde parou”, explicou.

Recentemente, o Kuadro passou por uma reformulação. Além de possuir um visual mais moderno, a plataforma reorganizou todos os vídeos com base na sequência apresentada pelos livros didáticos. Para cada item, existem 2 ou 3 videoaulas que explicam o conteúdo. Agora, também é possível contar com uma caixa de busca para pesquisar diretamente o tema que o aluno deseja aprender. Como todo o conteúdo do site é gratuito, seu modelo de negócio se baseia em verba de publicidade e de parcerias.

Com base no banco de dados do Kuadro, que conta com mais de 40 mil alunos inscritos e possuir cerca de 3.000 acessos diários, o Porvir apresenta algumas das características dos jovens que estudam por videoaulas no Brasil. Os estudantes possuem entre 14 e 25 anos. Cerca de 60% dos inscritos são matriculados em escolas públicas.

Confira tendências apresentadas no comportamento dos jovens que estudam on-line:

1. Dificilmente assistem videoaulas com duração superior a 5 minutos

Na hora de esclarecer suas dúvidas, 70% dos estudantes costumam optar por videoaulas mais curtas. Elas devem apresentar o conteúdo de forma objetiva, sem ultrapassar 5 minutos de duração. Segundo Werneck, embora esse comportamento seja mais marcante entre os adolescentes, ele não está restrito a essa faixa etária. Sendo assim, os vídeos mais breves são os campeões de acesso.

2. Preferem aulas com exemplos práticos

Os exemplos podem ser uma ótima forma para entender conceitos teóricos. Ao resolver um exercício, é possível ajudar o aluno a visualizar melhor a aplicação prática do conteúdo. Para aprender Teorema de Pitágoras, por exemplo, os estudantes preferem ver um vídeo que mostre o cálculo da hipotenusa. No Kuadro, as videoaulas com exemplos têm até o dobro de acesso de uma aula puramente teórica.

3. Acessam videoaulas no final da tarde e durante a noite

Durante o dia, quando os alunos estão na escola, as videoaulas possuem baixa visualização. Os picos de audiência acontecem entre 18h30 e 20h30, período em que os estudes costumam começar a fazer sua lição de casa.

4. Procuram mais as videoaulas na época de provas

Os meses que possuem mais audiência para o site são nos últimos dias de abril, junho, setembro e novembro, épocas em que normalmente acontecem as provas bimestrais. Com esses dados, é possível perceber que os alunos estão utilizando plataformas on-line para tirar dúvidas e estudar para as provas.

5. Assistem videoaulas para tirar dúvidas sobre as tarefas escolares

Sexta-feira e sábado são os dias com menor acesso de videoaulas. Os dias com maior audiência costumam ser durante a semana, sendo que no domingo os estudantes voltam a acessar a plataforma, segundo Werneck, para entregar lições de casa durante a semana. Com base nesse comportamento, é possível observar que as videoaulas estão sendo utilizadas para ajudar a suprir a demanda por reforço escolar.

6. Gostam de participar de grupos de estudos

Os estudantes gostam de trocar conhecimentos com outros colegas. Atualmente, o Kuadro possui cerca de 100 grupos de estudo. Em uma página sobre redação, por exemplo, os adolescentes costumam postar os seus textos e receber o comentário de outros alunos. Com isso, eles podem observar o que precisam melhor no seus textos e identificam erros dos colegas.

7. Ajudam a tirar dúvidas de outros alunos

Nos fóruns sobre dúvidas de exercícios, os alunos costumam compartilhar seus conhecimentos e ajudam esclarecer as questões dos outros colegas. Para Werneck, essa troca ajuda o aluno se sentir útil ao poder usar os seus conhecimentos para colaborar com os outros.

Tags: comportamento, ensino médio, reforço, tendência, videoaulas

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