ASSINE
search button

Atualizado protocolo para manejo de infecção por HIV em crianças e adolescentes

Compartilhar

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (23) no Diário Oficial da União aprova protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para o manejo da infecção por HIV em crianças e adolescentes.

De acordo com o texto, a pasta levou em consideração a necessidade de se atualizarem as recomendações sobre o manejo da infecção pelo HIV em crianças e adolescentes no Brasil e de diretrizes nacionais para diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas com a infecção.

Ainda segundo a pasta, também foram consideradas a necessidade de definição de linhas de tratamento antirretroviral e a importância da ampliação do uso estratégico de antirretrovirais no Brasil.

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Crianças e Adolescentes está disponível na internet. O documento é de caráter nacional e deve ser utilizado pelas secretarias de saúde de todos os estados e municípios.

“É obrigatória a cientificação do paciente, ou do seu responsável legal, dos potenciais riscos e efeitos colaterais relacionados ao uso da terapia antirretroviral e para fins de dispensação dos medicamentos nele previstos”, informou o ministério.

A portaria entra em vigor hoje.