ASSINE
search button

Smartphones terão sistema anti-furto em 2015

Dispositivos vão ganhar tecnologia que, em caso de roubo, pode deixar aparelho inutilizável

Compartilhar

A partir de julho de 2015, os smartphones nos Estados Unidos serão distribuídos com uma espécie de sistema "anti-furto" integrado. Os dispositivos terão uma tecnologia que, em caso de roubo ou perda, permitirá apagar dados remotamente e deixar o aparelho inutilizável. 

Essa é a ideia das gigantes Apple, Google, Microsoft e Samsung, que firmaram um acordo com as cinco maiores operadoras de telefonia móvel norte-americanas. As operadoras estão empenhadas em facilitar o funcionamento das funções. 

Já no próximo ano, os aparelhos chegarão com o sistema do tipo "encontre meu telefone" ou com as funções de ativação já existentes para iOS da Apple e um serviço similar adotado a pouco pelos dispositivos baseados no Android do Google. Além das empresas já citadas, a Huwei, a Htc, a Motorola e a Nokia também aderiram ao acordo. O objetivo é combater os furtos de smartphone e proteger as informações pessoais em caso de perda. 

A tecnologia que será implantada também prevê que os usuários poderão apagar os dados remotamente, deixar o telefone inutilizável, de modo que não possa ser usado sem uma senha ou código, impedir a reativação do aparelho sem autorização e poder salvar os dados em sistema cloud.