Jornal do Brasil

Terça-feira, 23 de Setembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Mais árvores, mais café

Jornal do Brasil

Você gostaria de ver uma árvore com café? Isso não soa como uma boa ideia, mas um novo estudo sugere que a mistura de árvores com pés de café pode aumentar as populações de aves, melhorando a produtividade das culturas, é o que mostra uma matéria da revista Science desta semana. Uma das principais ameaças que os produtores de feijão enfrentam, é a broca do café (Hypothenemus hampei), um inseto que deposita seus ovos depois de cavar em grãos de café. Estudos recentes em fazendas de café da Jamaica sugerem que a introdução de toutinegras , que comeem insetos, como a toutinegra preta de garganta azul, para as plantações podem manter as pragas sob controle. Mas sustentar uma população de aves em uma fazenda é um desafio; por causa de brocas de “pequeno tamanho e de população sazonal, eles representam apenas cerca de 10% das toutinegras”.

Para ver se a adição do habitat da ave adicional na forma de árvores e arbustos pode fazer a diferença, biólogos criaram uma série de simulações de computador do ecossistema e em torno de uma fazenda de café. Substituir cerca de 5% da área de cultivo de café com árvores dispersas aleatoriamente sobre a fazenda apoiou um aumento de três vezes no número de aves que vivem lá, relatou a equipe. Esse aumento corta as taxas de infestação da broca do café em cerca de 35% para menos de 15% , trazendo com ele um ligeiro aumento na produção do café , apesar da reduzida área de cultivo. Se as simulações se segurarem no mundo real, tomar o seu café com uma pitada de arbustos pode ser uma boa escolha, afinal.

Tags: árvores, cultivo, plantação, revista, science