Jornal do Brasil

Terça-feira, 21 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Microsoft lança Windows Phone 8.1 com assistente Cortana

Portal Terra

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira a nova versão do seu sistema operacional para smartphones, o Windows Phone 8.1. A maior novidade do software é a assistente digital, chamada Cortana.

Ao apertar o botão de comando de voz, é possível conversar com a assistente e fazer pesquisas na internet pelo buscador Bing, fazer ligações, enviar mensagens, marcar compromissos na agenda, agendar lembretes e alarmes, e tocar músicas. A Cortana também funciona em alguns aplicativos de terceiros, como Skype e Facebook. Isso permite que o usuário faça ligações pelo Skype ou visite a página de um amigo na rede social apenas com o comando de voz.

O usuário consegue ensinar a assistente sobre suas preferências, dizendo o que ele gosta de receber e visualizar no celular, como previsão de tempo, trânsito, manchetes principais de notícias, e até as pessoas favoritas. Dentro da função “inner circle”, a pessoa pode acrescentar os contatos preferidos, que podem interromper o recurso “período de silêncio”, quando ativado. Dessa maneira, o usuário não é interrompido por uma ligação de um amigo durante uma reunião, mas pode receber a ligação da esposa, por exemplo.

A Cortana fica visível em um bloco na tela inicial do smartphone e também pode ser ativada no botão de busca do telefone. A Microsoft está lançando a assistente como beta, mas promete melhorá-la ao longo do tempo. Segundo Joe Belfiore, vice-presidente corporativo da equipe do Windows Phone, a Cortana chega primeiro nos Estados Unidos, depois na China e Reino Unido, e em outros países em seguida.

O novo sistema operacional também ganhou melhorias no centro de notificações, com mais detalhes e botões que podem ser personalizados. A tela inicial ganhou mais customização dos blocos e a opção de escolher a imagem de fundo. O bloqueio de tela ganhou designs diferentes, com opções diagonais e circulares, por exemplo. Outra função nova é o “Wi-Fi sense”, que pode conectar o smartphone em pontos grátis de Wi-Fi, aceitando automaticamente os termos de uso desses pontos, sem que o usuário precise fazer alguma coisa. E, por fim, o teclado ganhou a função de digitar apenas deslizando o dedo pelos caracteres.

O Windows Phone 8.1 deve ser atualizado para os clientes da empresa nos próximos meses e virá instalado em novos smartphones a partir do início de maio. A Microsoft também anunciou dois novos parceiros fabricantes de hardware, as empresas Micromax e Prestigio.

Atualização para PC

A companhia também divulgou uma segunda atualização para o Windows 8.1 para PCs, com melhor suporte para aplicações e gerenciamento corporativo, personalização mais simples dos blocos da tela inicial, configurações e botão de desligar mais fáceis de encontrar e melhorias na loja de aplicativos da Microsoft, mais amigável para o uso com mouse e teclado. A atualização será automática a partir do dia 8 de abril.

Tags: aparelhos, lançamento, phones, tecnologia, windows

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.