ASSINE
search button

Caminhão da ciência do Museu da Vida chega ao ES

Compartilhar

Em sete anos percorrendo a Região Sudeste do Brasil, o projeto “Ciência Móvel – Vida e saúde para todos” atendeu quase 600 mil pessoas com suas atividades para promover a divulgação científica e da saúde, em mais de 100 viagens a 68 municípios. A próxima cidade a receber os módulos interativos do caminhão da ciência do Museu da Vida é Piúma, no Espírito Santo, onde chega nesta quinta-feira, 3 de abril, e permanece até sábado, dia 5, com uma programação gratuita para os moradores, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Piúma. 

São módulos como o planetário inflável, o girotech (um simulador de movimentos como os que são executados durante o treinamento dos astronautas), a bancada de microscopia, a bicicleta geradora, a pilha humana, a casa maquete e a miniusina hidrelétrica, além dos tubos musicais, os modelos de olho humano e as exposições “Dengue” e “Energia”.

A cidade fica no litoral sul do Espírito Santo, a 90 quilômetros de Vitória, a capital. É o menor município do estado com 74km². Segundo o IBGE, a população do município é de aproximadamente 20 mil habitantes e há quase 3 mil alunos matriculados no ensino fundamental e pouco mais de 760, no ensino médio.

A proposta do projeto itinerante é oferecer um espaço de descoberta, reflexão e encantamento, por meio de atividades interativas, cujos temas centrais são a vida e sua diversidade, a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre o ser vivo e o ambiente, compreendendo os mais diversos campos do conhecimento: biologia, física, química, astronomia e a arte. Com isso, o Museu da Vida quer aproximar a ciência do cotidiano das pessoas fazendo divulgação científica.

O projeto “Ciência Móvel – Vida e saúde para todos” - aprovado pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura) - conta com as parcerias da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos e o patrocínio da Sanofi e IBM.

Serviço:

“Projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos”

Local: Instituto Federal do Espírito Santo (campus Piúma)

Data: 3 a 5 de abril. Grátis.

Horários:

3/4/ (quinta-feira) – das 9h às 12h; das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 20h30;

4/4/ (sexta-feira) – das 9h às 12h; das 13h30 às 17h30;

5/4/ (sábado) – das 9h às 12h.

Endereço: Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 - Praia Doce (Pima – ES)