Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Julho de 2014

Ciência e Tecnologia

RS: três adolescentes têm reação adversa a vacina do HPV

Portal Terra

Três adolescentes do Rio Grande do Sul apresentaram reações adversas à aplicação da vacina do HPV. Os casos ocorrem em meio ao início de uma controversa campanha nacional do Ministério da Saúde que tem como alvo a imunização de meninas entre 11 e 13 anos.

Os casos foram divulgados nesta quinta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. Duas adolescentes de 13 anos de Porto Alegre tiveram uma crise anafilática após receberam a vacina no dia 24 de março; elas receberam atendimento em uma unidade de saúde e foram liberadas no mesmo dia.

O terceiro caso remete a uma jovem de 11 anos que recebeu a vacina em Veranópolis, na serra gaúcha; ela teve uma crise convulsiva, foi igualmente medicada em uma unidade de saúde e posteriormente liberada no mesmo dia.

A secretaria informou que as vacinas pertenciam a um mesmo lote de 89 mil doses. O lote, embora já entregue, foi suspenso até que se averiguem a causas dos efeitos adversos. Especificamente no caso da adolescente de Veranópolis, não está ainda confirmado que a reação adversa tenha sido resultado da aplicação da vacina.

Tags: alergia, campanha, meninas, Ministério, vacinação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.