Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Abastecimento de água: Mato Grosso do Sul investe em tecnologia israelense

Jornal do Brasil

Em tempos de escassez de água e polêmica em torno do abastecimento no país, Mato Grosso do Sul foi buscar em Israel uma nova tecnologia para melhorar os serviços de abastecimento de água na capital, Campo Grande. A Águas Guariroba será a primeira empresa de saneamento do Brasil a utilizar o sistema israelense TaKaDu, que permite monitorar remotamente problemas na rede pública de água, como queda ou alta de pressão, vazamentos invisíveis e desabastecimentos, entre outros. Além do Brasil, sete outros países usam este sistema de gestão, no qual serão investidos R$ 2 milhões.

O sistema permitirá que os técnicos da Águas Guariroba visualizem, na tela do computador, em tempo real, qualquer anomalia na rede de distribuição de água e saber sua localização no mapa da cidade. 

O software é alimentado com dados históricos, cadastro georreferenciado sobre a localização das redes em cada região da cidade, além de receber um fluxo contínuo de informações sobre o funcionamento do sistema de abastecimento de água, transmitidas em tempo real por equipamentos de telemetria já instalados pela concessionária.

Tags: captação, desperdício, inovação, MS, Sistema

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.