Jornal do Brasil

Segunda-feira, 20 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Israel aprova plano de coleta de resíduos de comunidades árabe-israelenses

Jornal do Brasil

O governo israelense aprovou um plano para aumentar a coleta de lixo e incrementar o tratamento de resíduos nas comunidades árabe-israelenses. De acordo com o ministro da Proteção Ambiental, Amir Peretz, hoje não existe coleta de lixo em muitas cidades árabe-israelenses, como Nazaré, no norte do país. A medida, aprovada por unanimidade pelo gabinete do ministro Benjamin Netanyahu, destina 100 milhões de shekels (equivalentes a US$ 28 milhões) para este fim.

"Hoje estamos corrigindo uma distorção dos últimos anos, quando alocamos milhões para fazer reciclagem do lixo sem incluir as populações minoritárias e desfavorecidas", disse Peretz. 

"Afinal, a poluição da água, solo e ar dessas comunidades também afeta o país como um todo", salientou o ministro. "Com isso, estaremos promovendo a justiça ambiental e a justiça social", completou.

De acordo com os planos do governo, os programas abrangerão cerca de 30 comunidades árabe-israelenses, como Nazaré, Kfar Qassam, DAlyat el CArmel e Osefiyeh, entre outras. Ao todo, Israel produz anualmente cerca de 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos. 

Tags: . solo, água, israelenses, lixo, poluição

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.