Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Cogumelo japonês ajuda a combater HPV, diz pesquisa

Portal Terra

Que os cogumelos são um complemento nutritivo e de baixa caloria para uma refeição já era sabido, mas um novo estudo, feito por pesquisadores da Universidade do Texas, descobriu que o alimento também pode ajudar no combate ao câncer. De acordo com a pesquisa, o extrato de um cogumelo japonês elimina o vírus papiloma do HPV, que pode causar câncer cervical. As informações são do Daily Mail.

A infecção é altamente contagiosa, afeta a pele e os revestimentos de membranas do corpo, como por exemplo do colo do útero, da boca e da garganta. Mais de 3/4 de todas as mulheres adquirem o vírus durante a sua vida e algumas contraem câncer cervical. Em um estudo com ratos, o extrato levou à erradicação do HPV no prazo de 90 dias e também diminuiu a taxa de crescimento do tumor do colo do útero. Os resultados levaram os pesquisadores a acreditar que o cogumelo pode substituir a vacina contra o HPV.

"Os resultados deste estudo foram muito encorajadores. Iniciada em 2008, a pesquisa mostra que o extrato tem o potencial para tratar a infecção causada pelo HPV”, disse a pesquisadora Judith Smith. Segundo ela, o alimento funciona como uma imunoterapia e usa o próprio sistema imunológico para combater a doença. Os resultados foram apresentados na Sociedade de Oncologia Ginecológica, no 45 º Encontro Anual de cancro das mulheres em Tampa, na Flórida.

Tags: CIÊNCIA, cogumelos, pesquisa, SAÚDE, vírus

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.