Jornal do Brasil

Terça-feira, 16 de Setembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Snowden: EUA monitoram informações de multinacional chinesa

Portal Terra

A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, sigla em inglês) estaria monitorando contas de e-mail da gigante multinacional em telecomunicações chinesa Huawei, há 5 anos, segundo informações do The New York Times deste sábado

De acordo com o jornal, a NSA teria conseguido acessar os e-mails dos colaboradores da gigante chinesa depois de se infiltrar no escritório central da empresa em Shenzhen. Por lá passa todo o tráfego de dados da companhia. Entre as pessoas com e-mails monitorados estariam o presidente da Huawei, Ren Zhengfei, e do CEO da empresa, Ren Zhengfei, segundo a revista alemã Del Spiegel.

De acordo com informações secretas da NSA, os americanos não só conseguiram acessar os arquivos, mas também o código secreto da fonte de produtos da Huwaei. Estes códigos de software são como o “Santo Graal” das empresas de informática.

Ainda de acordo com o jornal, uma operação americana chamada “Shotgiant” estaria tentando encontrar ligações da Huawei com o Exército Popular de Libertação. Os Estados Unidos estariam também monitorando as vendas da chinesa a outros países – incluindo aliados americanos.

O governo americano realiza uma grande ofensiva de inteligência contra a China com metas que incluem alvos como o governo chinês e autoridades da Huawei. Outras metas seriam monitorar o ex-presidente da China, Hu Jintao, o Ministério do Comércio da China, bancos e empresas de telecomunicações.

Os documentos, que foram divulgados pelo The New York Times e a Der Spiegel, também fazem parte de um livro da Der Spiegel chamado "A NSA Complex ". Os documentos, bem como entrevistas com funcionários de inteligência, oferecem novos insights sobre a escalada da guerra fria digital entre os EUA e Pequim.

Tudo isto acontece enquanto o presidente Obama e o presidente da China , Xi Jinping, começam as negociações sobre a limitação do conflito cibernético, que dá sinais de estar se intensificando .

Tags: . obama, cia, espião, EUA, nsa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.