Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

Ciência e Tecnologia

App pode desligar celulares de alunos a distância

Portal Terra

Os sul-coreanos  estão usando um aplicativo que pode desligar remotamente todos os celulares em uma escola, impedindo que os alunos usem seus smartphones para outras coisas, além de estudar.

Segundo a Time, diversas escolas da província de Gangwon estão testando o app, desenvolvido pela iSmartKeeper. Os professores podem bloquear todos os telefones dentro da escola, permitir apenas ligações de emergência, permitir ligações ou desligar todos os aplicativos, exceto aqueles de cunho educacional.

O aplicativo utiliza a tecnologia de geofencing, ou “cerca digital”. Ela funciona realmente como uma cerca, limitando os locais em que o aplicativo exerce suas funções, no caso, dentro das propriedades das escolas.

Segundo a Agência de Informação Nacional da Coreia do Sul, 18% dos adolescentes do país são viciados em smartphones. Eles usam os dispositivos mais de sete horas por dia e, quando não estão com os aparelhos, chegam a ter até sintomas de abstinência, como ansiedade, insônia e depressão.

Por enquanto, os resultados não são 100% funcionais. Como o aplicativo funciona apenas em celulares Android, estudantes com outros modelos de smartphone não entram na restrição. Algumas falhas também ocorreram, como o bloqueio do celular de um aluno por horas depois de ter saído da escola. Mesmo assim, o escritório de educação da província aconselhou que todas as suas 677 escolas comecem a usar a ferramenta.

Tags: aplicativos, aulas, celulares, funcionamento, tecnologia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.