Jornal do Brasil

Quarta-feira, 30 de Julho de 2014

Ciência e Tecnologia

Por que que o chocolate escuro faz bem? Pergunte ao seu intestino

Jornal do Brasil

Uma matéria da revista Science desta semana revela que o chocolate escuro faz bem para o corpo, e agora os cientistas agora têm uma ideia melhor do por que disso. No intestino as bactérias quebram compostos grandes em seu principal ingrediente, o cacau em pó, em moléculas menores que podem conter a inflamação prejudicial, pesquisadores relataram hoje na reunião da American Chemical Society, em Dallas, Texas. Em experimentos em tubos de ensaio, os cientistas trataram o cacau com estômago e enzimas pancreáticas e lavaram a amostra para remover moléculas solúveis em água. Em seguida, alimentaram o material insolúvel remanescente de bactérias cultivadas a partir de amostras de fezes e fermentaram em condições anaeróbicas semelhantes aos do íleo e do cólon.

O produto de fermentação agiu como anti-inflamatórios, quando aplicado a monocamadas de células do trato digestivo que os investigadores colocaram expostos a estímulos inflamatórios. As descobertas sugerem que podemos agradecer as nossas bactérias do intestino os benefícios do chocolate a saúde.

Tags: bactérias, benefícios, intestino, revista, science