Jornal do Brasil

Quinta-feira, 31 de Julho de 2014

Ciência e Tecnologia

Vídeo falso no Facebook diz achar avião da Malaysia Airlines

Portal Terra

Uma campanha no Facebook que promete mostrar a localização do avião desaparecido da Malaysia Airlines é falsa e pode instalar um programa malicioso nos computadores, segundo a empresa de soluções de segurança Kaspersky Lab.

O voo MH370 da Malaysia Airlines saiu de Kuala Lumpur no dia 8 de março em direção a Pequim e desapareceu do radar com 239 pessoas a bordo, e não foi localizado até o momento. O acontecimento deu abertura para que a mensagem maliciosa na rede social se espalhasse. Ela promete um vídeo sobre a descoberta do avião e de seus passageiros, mas quando o usuário clica no link, é direcionado para uma página que exige o compartilhamento da mensagem no mural do Facebook e a instalação de um plugin. Este programa indesejado, classificado como adware, exibe anúncios automaticamente no navegador, interrompendo a experiência do internauta.

Segundo comunicado da empresa, a mensagem só foi detectada no Facebook e em inglês, mas ela pode se espalhar para outras redes sociais e em outros idiomas. “É claro que outros tipos de malware, tais como Trojans bancários, estão se espalhando por meio deste tipo de ataque já que o tema tem despertado interesse mundial”, diz Fábio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.

Os cibercriminosos se aproveitam de notícias de interesse global para criar esse tipo de campanha. A empresa recomenda que os internautas não cliquem em links ou imagens sensacionalistas em redes sociais e que visitem sites confiáveis para a leitura de notícias.

Tags: . falsos, aeronave, aplicativos, sumida, tecnologia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.