Jornal do Brasil

Quinta-feira, 2 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Gene que causa o câncer de mama pode causar também o aumento do cérebro

Jornal do Brasil

O BRCA1 gene do câncer que mantém os tumores na mama e nos ovários através da produção de proteínas que reparam o DNA danificado, também podem regular o tamanho do cérebro. Ratos portadores de uma cópia do gene têm 10 vezes menos neurônios e outras anormalidades no cérebro, é o que sugere um novo estudo. Esses efeitos dramáticos em tamanho e função do cérebro são improváveis ??em humanos portadores do câncer, destacam os autores do estudo, mas os resultados propõem estudos sobre a evolução do gene no cérebro, é o que relata uma matéria da revista Science desta semana.

Os cientistas há muito tempo sabem que o gene BRCA1 é um sentinela importante contra danos ao DNA que podem levar ao câncer de ovário e de mama. Mais da metade das mulheres com cópia do gene BRCA1 vão desenvolver câncer de mama, uma estatística que levou algumas que carregam a mutação a obterem mastectomias preventivas. Mas seus papéis fora da mama e dos ovários não são claros, diz Inder Verma, um geneticista e biólogo molecular do Instituto Salk para Estudos Biológicos, em San Diego, Califórnia, que liderou o novo estudo. Ratos criados sem o gene BRCA1 morreram logo após o nascimento, por isso é claro que o gene é necessário para sustentar a vida, mas os cientistas estão apenas começando a desvendar as suas muitas funções, ele diz.

A matéria diz que há vários anos um dos alunos no laboratório de Verma notou que o BRCA1 é muito ativo no neuroectoderma, um pedaço de tecido embrionário que contém células tronca neurais que dividem e diferenciam-se em vasta variedade do cérebro de tipos e estruturas celulares. Verma e seus colegas se perguntaram por que o gene foi expresso em níveis tão altos na região, e o que aconteceria se fosse eliminado. Eles criaram uma linhagem de camundongos em que o BRCA1 foi eliminado apenas nas células tronco neurais. Como os ratos desenvolveram, a equipe de Verma descobriu que os cérebros dos roedores eram apenas um terço do seu tamanho normal, com reduções particularmente marcantes em áreas do cérebro envolvidas na aprendizagem e memória. Os ratos cultivados também tinham uma desordem neurológica que afeta o controle muscular e o equilíbrio.

Verma membro do laboratório Gerald Pao e seus colegas expor para determinar por que apagar BRCA1 causou tais problemas. Embora as células-tronco neurais fossem divididas a uma taxa normal, invulgarmente elevando o número de células morreu logo depois de formado, eles encontraram. Os pesquisadores também descobriram que as proteínas BRCA1 foram ajudando a manter o DNA e não deixando ruir como as células se dividiam. Sem reparo de DNA induzidos por BRCA1, uma molécula chamada ATM quinase sentiu as quebras excessivas de DNA e ativou uma via química que mata as células danificadas. Como resultado, em ratinhos com genes BRCA1 defeituosos, muito mais células foram eliminadas do que seria destruído no desenvolvimento normal do cérebro. Muitas das células que sobreviveram foram mal formadas e desorganizadas, mostrando efeitos adicionais de embalagens defeituosas DNA, diz Verma. O desarranjo celular é semelhante ao observado no câncer, ele diz: Ambas as células cancerígenas e as células do cérebro mostram "nenhuma conduta ordenada.”.

Verma é rápido em apontar que embora tenha havido dois estudos de caso em que as mutações do BRCA1 foram ligadas a anormalidades cerebrais, os efeitos dramáticos nos ratos não são susceptíveis de ocorrer em mulheres com uma mutação BRCA1, que ainda têm alguma funcionamento BRCA1, em comparação com os ratos que não tinham nenhum.

Verma diz que os novos dados sugerem que BRCA pode ter um papel importante na evolução do tamanho do cérebro. Genes envolvidos na microcefalia, uma condição na qual os pacientes têm cérebros aproximadamente do tamanho dos cérebros de chimpanzés, controlam diretamente os níveis de expressão do BRCA1, diz ele.

Jeremy Pulvers, um biólogo molecular do Instituto Max Planck de Biologia Celular Molecular e Genética em Dresden, na Alemanha, cujo laboratório apresentou resultados semelhantes em um artigo anterior, diz que o novo estudo "fornece evidências adicionais de que o BRCA1 desempenha um papel específico no cérebro, regulando seu tamanho. "" Isso é uma importante ciência básica fundamental sobre como o genoma é protegido em rápida proliferação de células no cérebro”, acrescenta Huda Zoghbi, neurocientista da Baylor College of Medicine, em Houston, Texas.

Tags: CÂNCER, Células, pesquisas, revista, science