Jornal do Brasil

Sexta-feira, 25 de Julho de 2014

Ciência e Tecnologia

OMS propõe a redução de açúcar nos alimentos pela metade 

Jornal do Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou na semana passada um projeto para orientar a população a reduzir pela metade a quantidade máxima de açúcar que é recomenda ao consumo. A recomendação atual afirma que o açúcar deve compor menos de 10% do consumo diário de energia. Isso inclui o açúcar que os fabricantes ou consumidores adicionam à comida e o açúcar naturalmente presente no mel ou sucos de frutas. 

O projeto sugere que seja reduzido a menos de 5 % do total de energia, de cerca de 25 gramas por dia para um adulto com um índice de massa corporal normal . Mas isso é chamado de "recomendação condicional", e informa que há "uma necessidade de debate e participação dos interessados ??antes da recomendação ser adotada como política.”, é o que relata uma matéria da revista Science desta semana.

A OMS aceitará comentários sobre o projeto até 31 de Março, e muitas empresas de alimentos tendem a expressa forte oposição. (Uma única lata de refrigerante adoçado com açúcar excede a ingestão diária recomendada.) “Se vier uma pressão contra a organização, estamos muito bem equipados para resistir às pressões", disse Francesco Branca, diretor da OMS de nutrição para a saúde e o desenvolvimento, numa conferência.

Tags: Açúcar, nutrição, revista, SAÚDE, science

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.