Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Setembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Japoneses enviam satélite para o espaço para conter detritos

Jornal do Brasil

Uma matéria da revista Science desta semana destaca que a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) lançou em 28 de fevereiro um satélite para testar um esquema de livrar o espaço de satélites de zumbis e outras porcarias que orbitam a Terra. A Tethered Autónoma Robotic Satellite- 2 ( STARS- 2) é o primeiro passo em direção a uma nova técnica de coleta de detritos. Os cientistas esperam usar robôs espaciais para ligar um fio longo condutor para cada pedaço de detritos. Arrastado pelo meio de campo magnético da Terra, a corrente gera uma corrente elétrica que se dissipa em forma de calor, drenando a energia cinética do sistema. Este arrasta a eletrodinâmica e deve puxar os detritos para a atmosfera, onde será queimado. Ao longo dos próximos 6 meses, o STARS- 2 vai testar implantação da corda e a geração de energia elétrica para futuras missões que irão realmente capturar detritos.

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Kagawa em Takamatsu, o STARS- 2 foi um dos sete microssatélites projetado por universitários, pegando carona no lançamento do Precipitation Measurement, Núcleo Observatório Global, desenvolvido em conjunto pela JAXA e a NASA para monitorar a chuva e a neve em todo o mundo .

Tags: Japão, jaxa, revista, satélite, science