Jornal do Brasil

Segunda-feira, 1 de Setembro de 2014

Ciência e Tecnologia

China construirá parque cultural onde um dia foi um campo de guerra

Jornal do Brasil

Em meio à crescente tensão política com o Japão e outros vizinhos asiáticos, a China anunciou esta semana que planeja construir um "parque cultural” na unidade 731, onde os cientistas, junto com Exército Imperial Japonês, realizaram experimentos horríveis durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa e a Segunda Guerra Mundial, é que relata uma matéria da revista Science desta semana.

O exército estabeleceu uma unidade secreta, oficialmente chamada de prevenção de epidemias e da Água, Departamento de Abastecimento, em Harbin, em 1936. Por quase uma década, os cientistas infectaram homens, mulheres e crianças com a peste, antraz e outros agentes biológicos e conduziram sessões sem anestesia. Milhares de russos, chineses e outros asiáticos morreram nos experimentos.

Após a Segunda Guerra Mundial, o governo dos EUA concordou em ocultar o que aconteceu, se os pesquisadores compartilhassem os resultados dos experimentos. “O novo parque contará com artefatos para testes biológicos de guerra, mas o bioeticista Jing Bao-Nie, da Universidade de Otago, Dunedin, na Nova Zelândia diz que o parque que pode se tornar” um lugar maior para entretenimento e turismo, em vez de um em memória das vítimas".

Tags: cHINA, guerra, revista, science, turismo