Jornal do Brasil

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Mooc em espanhol sobre educação Inovadora começa hoje

Curso pretende abordar conceitos que definem educação inovadora 

PorvirVinícius Boppré

Se você já teve interesse em fazer algum mooc e desanimou porque as aulas, além de profundas, eram em inglês, aqui está uma boa notícia. As universidades Politécnica de Madrid, de Salamanca e Saragoza vão oferecer pela plataforma Miriada X o curso educação inovadora aplicada em espanhol. As aulas começam hoje, duram 5 semanas e vão abordar os conceitos que definem inovação em educação e os indicadores que permitem determinar a qualidade de um projeto inovador.

Dividido em cinco módulos, o objetivo dos idealizadores é analisar o impacto da educação inovadora de um ponto de vista prático, com discussões a respeito de como implementar esse tipo de ensino de maneira simples e rápida. Assim, no primeiro módulo, os usuários vão ter contato com as peças que compõem uma educação inovadora, seus limites e objetivos.

Em seguida, no módulo de indicadores de educação inovadora, a ideia é conhecer os prinípios que guiam os professores com experiência no modelo, desde suas motivações até os resultados alcançados. No terceiro módulo, os professores vão analisar as principais áreas da educação inovadora como sala de aula invertida, learning analytics, ensino adaptativo, competência de trabalho em equipe, entre outras.

No quarto módulo, chamado de aplicação da inovação, o objetivo será apresentar um projeto educacional inovador que possa ser replicável em outras disciplinas ou temas. No quinto e último módulo, serão apresentadas as melhores maneiras de se divulgar um projeto inovador para que ele possa ser apresentado em congressos ou até mesmo uma revista.

Para se inscrever no curso, que oferece certificado de participação, basta preencher a ficha de inscrição no site.

A Míriada X, onde o curso está hospedado, é uma plataforma on-line que oferece moocs de 28 universidades iberoamericanas, como a Universidade de Salamanca, a Universidade Politécnica de Valência e a Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona. Gratuito, o site possui moocs que vão desde astronomia, biologia e química até ética, história e pedagogia.

Tags: curso, educação, indicadores, inovação, miríada x, qualidade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.