Jornal do Brasil

Terça-feira, 30 de Setembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Alimentos podem prolongar a vida

Jornal do Brasil

Uma nova teoria sobre alimentos que podem prolongar a vida está tomando forma, e com certeza é controverso. Dois estudos feitos, um em camundongos e outro em pessoas, sugere que comer relativamente pouca proteína e lotes de hidratos de carbono, o oposto do que é instado por muitos planos de dieta humanos, incluindo a dieta de Atkins, prolonga a vida e fortifica saúde, é o que relata uma matéria da revista Science desta semana.

A pesquisa também desafia outro senso comum. Os autores de ambos os estudos acreditam que a restrição calórica, uma dieta drástica que ajuda ratos e outras espécies a viverem muito mais tempo do que o normal, pode não funcionar, pois reduz a ingestão de calorias, mas principalmente porque reduz a proteína. Eles também especulam que o equilíbrio low-protein/ high-carbohydrate que aparece para prolongar a vida nos dois estudos, poderia esclarecer por que as pessoas um pouco gordas vivem mais, em média, do que os magros, epidemiologistas têm sido duramente pressionados para explicarem.

“Se esses dois estudos são realmente corretos, o que as pessoas em geral estão tentando fazer para permanecerem magras pode ??estar completamente errado em termos de manutenção da saúde e até mesmo a longevidade", diz Shin-Ichiro Imai, um biólogo da Universidade de Washington em St. Louis, que estuda o envelhecimento.

O "se" é um grande problema, no entanto. A interação entre a dieta e a saúde é extremamente complicada, e dietas ricas em proteínas, em particular, provocam confusão. Por um lado, alguns pesquisadores encontraram uma correlação entre consumo de muitas proteínas e as doenças cardíacas. Por outro lado, dietas de alta proteína têm sido associadas a melhorar os perfis metabólicos, tais como níveis mais baixos de glicose no sangue. Isolar o papel da proteína contra o total de calorias ou carboidratos não é tarefa fácil. "Há toda uma série de variáveis", diz Cynthia Kenyon, que estuda a biologia do envelhecimento na Universidade da Califórnia, em San Francisco.

Um grupo australiano liderado pelo fisiologista nutricional Stephen Simpson e biogerontologist David Le Couteur da Universidade de Sydney, tentou esclarecer algumas das confusões, atribuindo a 858 ratos uma das 25 dietas com diferentes combinações de proteínas, carboidratos, gorduras e fibras. Todos foram autorizados a comer o quanto quisessem.

Os ratos cujas dietas incluíam de 5% a 15% de proteína e 40% a 60% de carboidratos viveram mais tempo, até 150 semanas, já os outros ratos viveram 100 semanas com uma dieta de cerca de 50% de proteína. Em comparação, os americanos, em média, levam em cerca de 16% de suas calorias de proteína. Os animais no plano low-protein/high-carb também tinham menor pressão arterial, tolerância melhor a glicose e colesterol saudável. (Níveis de gordura na sua dieta não parecem fazer muita diferença.)

Os ratos que comeram muita proteína eram mais magros, exatamente como as pessoas em dietas de alta proteína tendem a ser. Mas para estes ratos, delgado traduzido a problemas de saúde e morte precoce. Esta constatação, Le Couteur diz, suporta o "conceito de obesidade saudável", que foi levantada por estudos epidemiológicos em pessoas um pouco acima do peso. Ele sugere que se sua dieta é mais rica em carboidratos e baixo em proteínas do que o normal, que pode ser responsável.

O segundo estudo, liderado pelo pesquisador de gerontologia Valter Longo e a estudante Morgan Levine, da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, com foco em dados de 6.381 adultos com mais de 50 anos que foram entrevistados sobre sua dieta, como parte de uma pesquisa nacional de saúde e nutrição. A equipe de Longo usou registros de morte, e concluíram que pessoas abaixo dos 65 anos, cujas dietas auto relatados, foram classificadas como de alta proteína, os participantes disseram que pelo menos 20% de suas calorias veio de proteína, e eram em muito maior risco de doença e morte de um grupo que tomou em 10% ou menos das calorias de proteína. Os que comem muita proteína foram constatados como tendo quatro vezes mais probabilidade de morrer de câncer nos 18 anos após terem sido pesquisados, e 75% mais probabilidade de morrer por qualquer causa.

Aqueles que pulam para agarrar uma baguete, ao invés de salsicha, devem observar, no entanto, que, como a idade a proteína torna-se mais importante. No meio da multidão aqueles que comeram muita proteína sobreviveram mais tempo, em média, do que aquelas que comeram menos. Longo diz, há muito exaltou o valor da proteína em pessoas mais velhas, e "eles estão certos." Longo e Imai especulam que os idosos podem ser menos propensos a absorver a proteína que tomam, por isso precisam de mais.

As descobertas se encaixam com algumas pistas moleculares. Ingestão de proteína de corte é conhecida por reduzir os níveis de um fator de crescimento chamado IGF-1, e níveis mais baixos de IGF-1 estão ligados à vida útil mais longa e reduções no risco de câncer e diabetes. Limitar a ingestão de proteína também reduz os níveis de uma proteína chamada mTOR, e inferior mTOR prolonga a vida em ratinhos. Os australianos viram o efeito do mTOR em seus animais. A equipe de Longo testou amostras armazenadas dos participantes da pesquisa, viram que maiores níveis de IGF-1 correlacionado com mais proteína dietética.

"Há certamente alguma verdade nessa relação" entre o consumo de proteína e o tempo de vida, diz Matt Kaeberlein, biólogo molecular da Universidade de Washington, Seattle, que estuda a longevidade. "Mas é provavelmente demasiado simplista dizer que todos devam fazer uma dieta de baixa proteína neste momento." Entre as muitas advertências, por exemplo, é que o estudo do rato usado em uma única estirpe, embora em diferentes linhagens, podem ter reações diferentes para dietas como a restrição calórica.

Kaeberlein também acha que é pouco provável que a proteína reduzida por si só explica o impacto dramático da restrição calórica na longevidade. Le Couteur quer saber com certeza: ele e seus colegas estão planejando um estudo que coloca uma dieta cabeça-de-cabeça low-protein/high-carb com calorias restritas, para ver que os ratos vivem mais tempo