Jornal do Brasil

Sábado, 29 de Novembro de 2014

Ciência e Tecnologia

CEO: rede social diz mais sobre candidato do que currículo

Portal Terra

O que você faz no Facebook pode te ajudar mais na busca por um emprego do que o que você escreve no seu currículo. É o que diz Shon Burton, fundador e CEO da plataforma de recrutamento HiringSolved, segundo informações publicadas pelo site Business Insider.

Burton diz que procura três tipos de perfis em mídias sociais que podem revelar informações importantes sobre um candidato: detalhes do contato, localização e interesses. Ele acha que o quadro completo oferecido pelas mídias sociais é muito melhor no dimensionamento de um candidato do que a tradicional combinação de currículo e carta de apresentação.

“Currículos são densos, muitas vezes ilegíveis e ignoráveis”, disse Burton. “Facebook, LinkedIn e Twitter, sim, mas também Youtube, Instagram, Tumblr, Pinterest, Spotify e outros. Esses são os lugares que você vê interesses reais do candidato no trabalho, bem como as suas habilidades”.

Burton divide as informações que encontra nas redes sociais em três categorias. A primeira inclui mídias sociais como Twitter, Facebook e LinkedIn, onde o recrutador pode se comunicar com potenciais funcionários.

Em seguida, Burton destaca os rastreadores de posição, como Yelp e Foursquare. Estes sites ajudam os empregadores a localizar onde o candidato vive, por onde viajou e onde passa o seu tempo.

Por fim, Burton destaca as informações sobre o que o candidato conhece e o que tem interesse em aprender, a partir de dados em mídias sociais como LinkedIn, Facebook, Quora e GitHub.

Tags: candidatos, dicas, emprego, recrutamento, Redes

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.