Jornal do Brasil

Terça-feira, 22 de Julho de 2014

Ciência e Tecnologia

Escolas de Samba do Grupo Especial investem em apps e vão interagir nos desfiles

A Beija-Flor, no Rio, e a X9 Paulistana, em São Paulo, aderiram às inovações das redes sociais

Jornal do Brasil

A poucas horas da Escola de Samba Império da Tijuca abrir os desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, as redes sociais foram tomadas pelas escolas de samba, que animam os foliões e as suas comunidades para acompanhar os momentos finais antes de pisar na avenida. O que demonstra que esse ano o setor carnavalesco em São Paulo e no Rio de Janeiro está muito mais ativo na internet e utilizando de ferramentas online para conquistar novos fãs. O Facebook é rede preferida das escolas, que postam cada passo dos trabalhos nos barações e ensaios nos seus perfis.

Escola X9 Paulistana aderiu às inovações
Escola X9 Paulistana aderiu às inovações

Fotos, vídeos dos bastidores, mensagens de celebridades e até venda de fantasias vão parar nas plataformas utilizadas pelas escolas. E a promessa é manter essa cobertura online durante os desfiles, quase em tempo real. Uma das favoritas no carnaval carioca e que desfila no Grupo Especial, a Beija-Flor de Nilópolis, com sede na Baixada Fluminense, foi a primeira agremiação brasileira a lançar um aplicativo disponível para os sistemas operacionais IOs e Android e já utiliza os recursos para interagir com os seus fãs. A escola lançou há alguns meses a campanha "Manda um beijo para a Beija", que incentiva o folião internauta a mandar fotos através dos aplicativos. As imagens mais animadas serão selecionadas e exibidas em um telão instalado em um dos carros alegóricos, durante o seu desfile no Sambódromo, no domingo (2/3).

A campanha online da Beija-Flor teve como motivação o seu próprio enredo - O Astro Iluminado da Comunicação Brasileira -, que homenageia José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, produtor de TV. O aplicativo está disponível gratuitamente para Apple ou Android, nas lojas de aplicativos, ou através de um link (http://goo.gl/a27ad8). O folião tem ainda à disposição através do app, uma lista de títulos da escola, a história da agremiação, uma seção multimídia onde pode ouvir o samba-enredo de 2014. 

Beija-Flor de Nilópolis criou aplicativo e vai mostrar fotos de foliões durante o desfile
Beija-Flor de Nilópolis criou aplicativo e vai mostrar fotos de foliões durante o desfile

Neste sábado (1/3), o facebook da Beija-Flor tinha várias postagens de famosos que aderiram à campanha e mandavam um beijo para a escola, entre eles o ator Luiz Fernando Guimarães, a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes, o comentarista da Rede Globo Luiz Roberto e a madrinha da agremiação, a atriz Cláudia Raia. "E aí, já mandou seu beijo pra Beija? Não???? Tá esperando o que pra baixar o aplicativo da nossa amada escola em seu celular? No dia do desfile, você conhecerá cada ala, cada carro, tudo sobre o grande momento, através do organograma que estará à sua disposição lá! Ah, nossa madrinha, a atriz e bailarina Claudia Raia, mandou um beijão", dizia a mensagem com a foto da atriz.

No carnaval de São Paulo foi a escola X-9 Paulistana que aderiu às inovações da rede. A agremiação também investiu em aplicativo que está disponível para o iOS e Android. A ideia da escola é manter a interatividade com a comunidade e seus admiradores para além do seu barracão. Denominado de Rádio X-9 Paulistana, o app tem disponível os sambas-enredo da X9, calendários dos ensaios, os contatos da escola, GPS integrado com itinerários e localização da quadra da agremiação e um mural de recados dos membros e fãs da X9.

Tags: Android, aplicativos, beija-flor, desfile, sapucaí

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.