Jornal do Brasil

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Moocs ganham publicação especializada

Site analisa informações mais recentes e discute principais temas relacionados aos cursos on-line

Porvir

Quem nunca fez (ou pelo menos começou) um Mooc levante a mão. Os cursos abertos, online para grandes públicos e de conteúdo de nível superior estão se tornando tão comuns que cada vez menos gente vai ficar de mão abaixada a essa pergunta. Tanta gente tem se interessado em complementar sua educação desse jeito – só nas três maiores plataformas são mais de 8 milhões de usuários – que alguns empreendedores lançaram o blog Moocs.com, especializado em notícias, dicas e discussões que emergiram desse novo universo. Todo o site é em inglês, assim como a maior parte dos Moocs.

O site traz posts que falam sobre lançamentos e grandes movimentos da indústria dos Moocs, como a nova plataforma da Pearson, a Acclaim, que permite que as organizações reconheçam e validem on-line as realizações profissionais e os resultados da aprendizagem de uma pessoa. Ou ainda as recentes parcerias do NovoEd, que agora conta com mais 16 instituições, como Princeton e a Universidade da Pensilvânia. Também entram na pauta discussões bem específicas, como as tentativas de Harvard de tornar esses cursos mais interativos e, com isso, diminuir a sensação de isolamento dos alunos, um dos mais graves problemas do aprendizado on-line.

O blog foi iniciativa é de David Blake, empreendedor da área de educação, que, como usuário dos cursos on-line, percebeu que havia muito o que se discutir sobre os cursos. Blake entende que os Moocs são uma oportunidade cada vez mais real de as pessoas continuarem a aprender ao longo da vida. “Os Moocs mudaram o tom da conversa. As universidades estão começando a entender que os estudantes e suas necessidades estão mudando. As instituições estão se fazendo perguntas muito difíceis sobre seu próprio futuro”, disse em entrevista para o Porvir.

Tags: conteúdo, curso aberto, Enem, ensino médio, nível superior, online

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.