Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Setembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Nutricionista indica alimentos para recuperar energia no Carnaval

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Carnaval é sinônimo de muita festa e alegria, mas também de muito desgaste físico.  A maratona é longa. São inúmeros blocos nas ruas do Rio e quatro noites de desfiles na Sapucaí. Para ter pique e aguentar o Carnaval até o fim, o segredo é apostar em alimentos que geram energia.

A nutricionista Marina Sá, da Clínica Masck, especialista em estética masculina, garante que, para manter-se inteiro nos dias de folia, o segredo é abusar apenas das refeições leves, evitando-se o excesso de gorduras e alimentos de difícil digestão. “As refeições devem ser compostas por carboidratos, de preferência integrais, para garantir liberação da glicose no sangue lentamente” sugere Marina.

No bloco dos foliões conscientes, só entram proteínas magras. Frutas e verduras são ideais, pois são ricos em vitaminas, minerais e compostos bioativos que auxiliam na manutenção da saúde.

A ingestão de água ou água de coco deve ser priorizada, pois o calor e o excesso de bebida alcoólica levam facilmente à desidratação. É válido ressaltar que recomenda-se intercalar 1 copo de água ou água de coco após cada dose de bebida alcoólica.

A nutricionista da Clínica Masck alerta que no Carnaval todos os rapazes viram atletas e independente de quem pratica esportes ou academia, os cuidados devem ser os mesmos. “É preciso consumir todos os grupos de alimentos em todas as refeições, principalmente proteína, para evitar perda de massa magra” orienta Marina, que recomenda sucos de couve batido com frutas e água de coco para acompanhar. Segundo ela, se hidratar dessa maneira é garantia de um bom aporte de vitaminas, minerais eletrólitos e antioxidantes.

CARDÁPIO IDEAL PARA A FOLIA

café da manhã deve ser reforçado, principalmente para aqueles que saem de manhã e só retornam à noite:

1 pedaço de Mamão com farinha de linhaça

1 copo de iogurte desnatado 

1 fatia de pão integral com mussarela de búfala e geleia 100% fruta

Para quem possui restrição a leite (e derivados) ou glúten:

Suco de couve com abacaxi, hortelã e gengibre 

Omelete de 2 claras e 1 gema com atum, salsa, cebola e orégano

1/2 batata-doce pequena temperada com um fio de azeites 

 

Lanche  da manhã

Barras de cereais, frutas secas, frutas oleaginosas (castanha de caju, castanha do Pará, nozes, amêndoas), suco de fruta, água de coco e água.

Almoço

Arroz integral ou macarrão integral com brócolis

Folhas verdes variadas com legumes no vapor

Salada de grão de bico ou salada de lentilha

Proteína magra (peixe, frango ou carne de boi magra) ou omelete de queijo cottage, tomate e manjericão

Lanche da tarde

Barra de cereal ou de fruta seca, suco de frutas, água de coco, vitaminas de frutas, açaí batido com banana e granola, espiga de milho verde cozida.

Jantar:

Proteína magra com uma fonte de carboidrato integral, legumes e verduras ouSuco de frutas batido com água de coco

Ceia:  (Se for para folia à noite):

Sanduíche de pão integral com, queijos magros, frios light ou peito de frango

Vitamina de banana com aveia ou açaí batido com suco concentrado de uva e granola

Ceia (se for a última refeição do dia)

Suco ou fruta ou água de coco

Tags: alimentação, Blocos, cardápio, folia, rua

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