Jornal do Brasil

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

Ciência e Tecnologia

‘Habilidade é tão importante quanto conhecimento’

Aprendizado por meio de problemas reais pode melhorar chances de sucesso dos alunos

PorvirFernanda Kalena

Aproximar empresas da escola e com isso fazer com que o aprendizado ganhe uma dimensão prática e real é a base do modelo de ensino aplicado nas Studio Schools, do Reino Unido. Por meio de projetos desenvolvido em conjunto com empresas locais e que têm relevância para a comunidade, os estudantes além de aprenderem as matérias tradicionais, desenvolvem outras habilidades que vão precisar para prosperar na vida. É isso que diz o inglês David Nicoll, diretor executivo da Studio Schools Trust, organização responsável pelas escolas.

De acordo com David, muitos jovens não se encaixam no sistema educacional atual por ele ser muito engessado, voltado para o currículo e  para as avaliações. Modelo que, segundo ele, não permite que os talentos e a criatividade dos jovens sejam estimulados, limitando as possibilidades de sucesso dos estudantes. “Criamos um novo modelo de escola para que os alunos adquiram uma visão significativa do mundo do trabalho”, afirma.  A escola segue os parâmetros do currículo nacional, mas o foco é permitir que o aluno desenvolva habilidades como empatia, colaboração, empreendedorismo, espírito de liderança e que esteja melhor preparado para lidar com problemas e desafios reais.

Fundador da Studio School diz que aprendizado por meio de problemas reais melhora a chances de sucesso dos alunos.
Fundador da Studio School diz que aprendizado por meio de problemas reais melhora a chances de sucesso dos alunos.

“Precisamos trabalhar com o sistema para mudar o próprio sistema. Julgamos que o sucesso de um sistema educacional não é baseado em resultados de exames. Habilidades deveriam ser vistas com a mesma importância que o conhecimento”, diz David em entrevista ao Porvir, onde afirma que o sucesso do modelo de ensino deveria ser medido alguns anos após a formação do estudante, levando em conta seu emprego, qualidade de vida e saúde.

Inaugurada em 2010, a rede conta hoje com 28 Studio Schools espalhadas pela Inglaterra e outras 13 devem ser abertas ainda este ano, para atender jovens de 14 a 19 anos.

Confira aqui a entrevista completa com David Nicoll.

Tags: aprendizado, educação prática, modelo de ensino, problemas reais, studio schools

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.