Jornal do Brasil

Sábado, 29 de Novembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Encontrada aldeia de 2.300 anos em estrada a caminho de Jerusalém

Jornal do Brasil

Resquícios de uma aldeia de 2.300 anos foram encontrados na estrada que leva a Jerusalém. Os trabalhos tiveram início em agosto do ano passado e foram concluídos recentemente, segundo informações da Israel Antiquities Authority. A aldeia foi ocupada por aproximadamente dois séculos, durante o período do Segundo Templo (539a.C.-70d.C.) e estava localizada na rota para a Birmânia, perto de Mitzpe Harel.

As escavações, que cobriram cerca de 750 metros quadrados, revelaram um pequeno povoado rural, com casas de pedras e ruas estreitas. Cada edifício, que provavelmente abrigava uma única família nuclear, era composto de vários quartos e um pátio aberto.

De acordo com Irina Zilberbod, diretora de escavações da Israel Antiquities Authority, os quartos serviam como salas residenciais e de armazenamento, enquanto que as tarefas domésticas eram realizadas nos pátios. As escavações mostraram também que a aldeia descoberta atingiu o auge de seu desenvolvimento no período helenístico (século IIIaC), quando a Judeia foi governada pela monarquia selêucida depois de Alexandre, o Grande, e foi abandonada no final da dinastia dos Hasmoneus.

Tags: aldeia, birmânia, escavações, Israel, rota

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.