Jornal do Brasil

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Metodologia inovadora no Brasil cria ranking dos melhores colégios

Jornal do Brasil

A organização não governamental Melhorescolegios criou uma eficiente ferramenta para ranquear as instituições de ensino do país. Diferentemente do ranking do Ministério da Educação (MEC), que faz uma avaliação anual e busca os resultados das notas escritas pelo Enem, o www.melhorescolegios.org utiliza uma metodologia quantitativa e qualitativa vinda dos Estados Unidos, com sistema de tabulação estatística dos dados, para estabelecer as dez melhores opções de cada estado.

“Hoje os pais estão cientes que uma boa escola não precisa necessariamente ser cara. Ela precisa formar cidadãos aptos a passar nas melhores universidades públicas e alcançar seus sonhos”, diz Arlem Rosa, um dos consultores associados da Ong, que conta com outros consultores em todo o Brasil, realizando visitas e avaliações nos colégios como cliente oculto, filtros na internet, no site do MEC e das Secretarias Estaduais Educação.

Os princípios dos critérios estão na avaliação dos alunos e seus resultados alcançados dentro de sete quesitos pré-estabelecidos: desempenho médio no Enem, realizado pelo MEC, nos últimos três anos; desempenho nos principais vestibulares do Brasil, em que a fonte é o próprio site da escola; projetos socioeducativos e comunitários desenvolvidos pelos alunos, e nesse caso a metodologia consiste na avaliação de a instituição possuir projetos em pelo menos três áreas; depoimento de pais e estudantes na internet, fator fundamental para a análise de satisfação do público, por meio de um sistema analítico de busca inteligente que detecta todas as citações dos últimos três anos sobre a escola em sites de relacionamentos, de reclamações, blogs etc.; crescimento da escola nos últimos três anos, por meio das fontes MEC/INEP e as Secretarias estaduais de Educação, com objetivo de observar a adesão da sociedade à escola; opinião pública quanto à qualidade e força da Marca, utilizando o sistema de busca inteligente na internet, desconsiderando citações patrocinadas ou publicitárias; e o valor das mensalidades na relação custo benefício. 

O sistema de rating compara o valor da mensalidade com os benefícios dos outros seis indicadores. A maior nota implica que menor é a mensalidade e maior os benefícios dos outros indicadores.

Arlem diz que o ranking de avaliação do Enem, do MEC, continua sendo um dos indicadores mais relevantes para a pesquisa, dentro do histórico médio das escolas nos últimos três anos. O diretor afirma ainda que o método do www.melhorescolegios.org é tão bom quanto o do MEC e que, juntos, poderiam chegar a uma conclusão mais detalhada, completa e exata das instituições de ensino. 

“Não temos por finalidade garantir a satisfação da escolha da escola, nem a presunção de apresentar uma avaliação determinada. Queremos, sim, auxiliar pais e alunos por meio da análise de critérios de avaliação que apontam indicadores de desempenho comparativo entre os colégios nos últimos três anos”, diz.

 

MelhoresColegios.org

É uma organização não governamental, sem qualquer objetivo comercial ou vinculação com instituições públicas, privadas ou partidárias, que tem por missão auxiliar pais e alunos a escolherem as escolas que possuem melhor desempenho e satisfação de todos. Todos os colégios que entram no ranking dos dez melhores ganham certificado, selo de autenticidade e informativos contínuos da ong.

 

 

Tags: avaliação, brasil, escolas, LISTA, ONG

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.