Jornal do Brasil

Quarta-feira, 1 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Mensagem de amor Viking é decodificada em Oslo 900 anos depois

Portal Terra

O mistério de 900 anos de uma mensagem Viking finalmente foi resolvido por completo. Criptologistas da Universidade de Oslo chegaram à conclusão de que na frase gravada em um pedaço de madeira tinha a mensagem “Beija-me”, segundo informações do jornal Huffington Post. 

Depois de muito sono perdido, os cientistas conseguiram entender a mensagem amorosa que demorou quase um milênio para ser decifrada, escrita em código jötunvillur, que remonta à Escandinávia anterior ao século IX.

O código jötunvillur já foi encontrado em mais de oitenta inscrições dos povos nórdicos primitivos, e intrigou os runologistas (criptologistas que estudam o alfabeto viking). No entanto, o runologista da Universidade de Oslo Jonas Norby finalmente conseguiu “unir os pontos” fazendo comparações com outras mensagens escritas no código e chegou à mensagem de amor.

O mistério de 900 anos de uma mensagem Viking finalmente foi resolvido por completo
O mistério de 900 anos de uma mensagem Viking finalmente foi resolvido por completo

Há alguns dias, os cientistas já haviam se pronunciado sobre a descoberta, mas somente agora chegaram à certeza da resolução do código.

Os artefatos foram fotografados por Jonas Nordby e se encontram no Bode Museum, na Alemanha, e no Sigtuna Museum, na Suécia.  

Tags: alfabeto, criptologistas, NORUEGA, universidade, viking

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.