Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica recebe inscrições

Fapesp

Com a expectativa de ultrapassar a marca de 1 milhão de participantes, a 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) está com inscrições abertas, até 16 de março, para o cadastro das escolas que ainda não participaram da competição.

O evento é direcionado a estudantes de qualquer ano do ensino fundamental ou médio matriculados em escolas públicas ou particulares. Os alunos com as melhores classificações poderão participar de eventos científicos, como as olimpíadas internacional e latino-americana, além das Jornadas Espacial e de Foguetes e do Space Camp.

A olimpíada é dividida em quatro níveis (os três primeiros para alunos do ensino fundamental e o quarto, para o ensino médio) e o exame será composto por dez perguntas, sete de Astronomia e três de Astronáutica.

A competição distribuirá 33 mil medalhas. Elas serão distribuídas conforme a pontuação obtida na prova, separadas pelos respectivos níveis.

Segundo João Batista Garcia Canalle, astrônomo e coordenador nacional da OBA, o objetivo da olimpíada é levar a maior quantidade de informações sobre ciências espaciais para a sala de aula, além de despertar o interesse nos jovens por essas disciplinas.

“Queremos promover a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados”, afirmou.

As provas ocorrerão no dia 16 de maio, em fase única na sede das próprias escolas participantes.

A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), que organiza também, desde 2009, os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs).

Mais informações: www.oba.org.br/site/index.php

Tags: astronáutica, ASTRONOMIA, competição, ensino fundamental, ensino médio, oba, olimpíada

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.