Jornal do Brasil

Sábado, 1 de Novembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Especialista questiona Nasa sobre vida em Marte

Agência ANSA

A questão sobre a possível existência de vida no planeta Marte continua inquietando os especialistas, apesar de novas evidências, totalmente descartadas pela Agência Espacial Americana (Nasa), deixarem dúvidas.

    Uma estranha forma fotografada pela sonda Opportunity no Planeta Vermelho despertou dúvidas na Nasa, mas foram logo descartadas: "é claramente uma rocha", disse um porta-voz da Agência.

    Todavia, apareceu um crítico nos Estados Unidos (EUA) que, ao contrário, afirmou que a fotografia mostra a evidência da existência de vida em Marte e pede uma investigação mais aprofundada, informou o jornal Houston Chroniche.

    As dúvidas surgiram no mês passado quando a Nasa divulgou uma foto de um "antes e depois" de um mesmo ponto.

    O estranho objeto não foi observado na primeira imagem e recentemente é possível vê-lo claramente na segunda fotografia, obtida apenas 2 dias depois.

    Steve Squyres, da Nasa afirmou agora que "não e nada exótico dizer uma mentira".

    A teoria oficial é que a nave da Nasa atingiu uma rocha, que aparece na segunda foto.

    "A observamos com nosso microscópio. É claramente uma rocha", disse Squyres, quem a descreveu como estar vendo uma "rosquinha gelatinosa".

    Todavia, Rhawn Jospeh, astrobiólogo da Califórnia, afirmou que a versão da Nasa "é ridícula".

    Joseph assegurou que a figura parece ter forma de "cogumelo" ou "champignon" e que, obviamente, não se trata de uma rocha.

    O especialista pediu à Nasa que realize uma investigação mais profunda e a divulgue publicamente.

    A revista norte-americana Popular Science assegurou que Joseph é autor de trabalhos como "Dreams and Hallucinations: Lifting the Veil to Multiple Perceptual Realities" ("Sonhos e Alucinações: erguendo o véu de Múltiplas Realidades da Percepção", em tradução livre).

    Ao ver as fotografias é inevitável observar as diferenças entre uma e outra, e se pode ver claramente uma estranha forma circular.

    Mas a Nasa defende que não pode fazer mais comentários a respeito. Um porta-voz da Agência Espacial Americana disse ao portal de notícias Huffinton Post que uma declaração acerca da vida extraterrestre em alguma parte do universo terá que esperar por "evidências definitivas".(ANSA)

Tags: ESPAÇO, marte, pesquisa, universo, vida

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.