Jornal do Brasil

Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Google coloca cores da bandeira gay em doodle dedicado aos Jogos de Sochi

Mensagem aparece no dia da abertura das Olimpíadas de Inverno, na Rússia

Agência ANSA

A abertura das Olimpíadas de Inverno de Sóchi será realizada hoje, 7, e o Google dedicou o seu doodle, aquela imagem acima do campo de busca, à Carta Olímpica e à igualdade. Com as cores do arco-íris, mostra imagens de atletas praticando modalidades disputadas na competição. Além das cores que fazem alusão ao movimento LGBT, é possível ler uma mensagem que lembra que "a prática do esporte é um direito do homem". 

Ao clicar no banner, o usuário é direcionado aos resultados da busca do termo "carta olímpica". O nome da cidade russa que está sediando os Jogos Olímpicos, Sóchi, não é citado em lugar algum. "A prática do esporte é um direito do homem, Cada individuo deve ter a possibilidade de praticar o esporte sem discriminação de qualquer gênero e no espírito olímpico, que exige mutua compreensão, espírito de amizade, solidariedade e fair-play", diz a Carta Olímpica. 

Doodle vem também com um texto contra a disciminação
Doodle vem também com um texto contra a disciminação

O Google costuma dedicar seu doodle para homenagear alguns eventos, datas comemorativas e personalidades. A mensagem do mecanismo de busca surge justamente entre as manifestações contrárias à lei russa contra a propaganda gay e mensagens consideradas homofóbicas disparadas por membros do governo, como o vice-primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Kozak, que recordou aos atletas e expectadores a proibição de promover a homossexualidade nas Olimpíadas de Sóchi. Ontem, o secretário-geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, fez um apelo ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para que o mundo lute contra os "ataques contra lésbicas e gays". (ANSA)

Tags: arco-iris, Google, homossexuais, jogos, proibição, russia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.