Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Tecnologia israelense permite folhear livro sem usar as mãos

Jornal do Brasil

A empresa israelense Sesame Enable criou uma tecnologia para dar às pessoas com deficiência a oportunidade de ler, jogar, pesquisar na Internet e fazer chamadas sem a necessidade de toque na tela. O aplicativo "Sesame Reader" permite aos usuários ler e folhear e-books com o simples movimento de sua cabeça, sem utilizar as mãos. Mova-se para a direita e vire a página, mova-se para a esquerda e retorne à página anterior.

A tecnologia também pode ser usada por qualquer pessoa que precisa ler um livro em pé, por exemplo, em um ônibus lotado, ou ainda virando as páginas de seu livro de receitas durante o cozimento sem sujá-lo ou virar a página em sua folha de música sem ter que parar de jogar. É especial, sobretudo para as pessoas que gostam de ler, mas sofreram um acidente e estão impedidas de folhear as páginas.

Já um outro aplicativo, o "Sesame Enable", desenvolvido pela empresa, assume o controle de todo o telefone, proporcionando aos usuários a capacidade de controlá-lo apenas com o movimento da cabeça. Para discar um número ou digitar em um teclado, os usuários devem calibrar seu rosto com o dispositivo rastreador. Um cursor aparece na tela e o usuário pode clicar em um botão colocando o cursor sobre o botão e segurando.

Equipes dos centros de reabilitação já fizeram pedidos à empresa Sesame Enable para personalizar aplicativos para seus pacientes. Por exemplo: desenvolver em um aplicativo de comunicação para alguém que não é mais capaz de utilizar a linguagem de sinais para se expressar, permitindo que a pessoa utilize apenas o movimento de sua cabeça para falar palavras e frases.

A empresa Sesame Enable recebeu recentemente uma doação de US$ 200.000 do Gabinete do cientista-chefe de Israel.

Tags: cientistas, deficiência, israelenses, livros, portadores

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.