Jornal do Brasil

Segunda-feira, 1 de Setembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Empresa privada pretende lançar espaçonave em 2016

Primeiro lançamento tripulado está planejado para 2017

Portal Terra

A Sierra Nevada Corporation (SNC) anunciou que sua nave espacial será lançada em 1º de novembro de 2016, mas sem tripulantes. O primeiro lançamento tripulado está planejado para 2017. As informações são do site Mashable. 

A empresa fez um acordo com a United Launch Alliance, uma companhia que presta serviços de lançamentos espaciais para o governo americano. A nave da SNC será lançada por um foguete Atlas V de Cabo Canaveral.

A nave Dream Chaser lembra os aposentados ônibus espaciais
A nave Dream Chaser lembra os aposentados ônibus espaciais

A SNC está entre as três empresas que receberam US$ 1,1 bilhão há dois anos da Nasa para desenvolver espaçonaves para levar astronautas ao espaço. Atualmente, os Estados Unidos têm que recorrer à Rússia para levar ao espaço seus homens (pagando mais de US$ 70 milhões por assento), já que o programa dos ônibus espaciais chegou ao fim. As outras companhias que receberam a verba são a Boeing e SpaceX (sendo que esta já leva cargas para a Estação Espacial Internacional).

O programa da Nasa está entrando em sua fase final, que resultará em um contrato com a companhia vencedora para levar os astronautas à Estação Espacial.

Tags: espaçonave, estação espacial, iniciativa privada, lançamento espacial, Nasa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.