Jornal do Brasil

Terça-feira, 21 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Confira 10 produtos do Facebook que não deram certo

Rede social lançou diversos recursos que não fizeram sucesso entre os usuários

Portal Terra

O Facebook criou uma série de produtos e recursos para melhorar a experiência do usuário na rede social ao longo dos anos, mas muitas das criações acabaram fracassando e foram descartadas, segundo informações publicadas pelo Mashable.

Produtos como o Facebook This Day – que permitia que o usuário visualizasse algo postado no mesmo dia em anos anteriores – ou o Facebook Offers – um programa de anúncios – tiveram vida curta na rede social por não agradarem aos usuários.

Rede social lançou diversos recursos que não fizeram sucesso entre os usuários.
Rede social lançou diversos recursos que não fizeram sucesso entre os usuários.

Confira 10 produtos do Facebook que deram errado:

Facebook Beacon – poduto acompanhava o que os usuários compravam em sites online e compartilhava as informações com os anunciantes, que ofereciam promoções de acordo com a preferência do perfil.

Facebook Credit – rede social criou uma moeda virtual que permitia que os usuários gastassem em jogos, como o FarmVille. O objetivo era criar uma moeda que no futuro fosse utilizada em transações online.

Facebook Places – recurso mostrava o local que o usuário da rede social estava. Com pouco adesão, o produto foi removido.

Facebook Deals – para competir com sites como o Groupon, o Facebook criou um programa que oferecia ofertas que poderiam ser compradas com Facebook Credits. Testado em cinco cidades americanas, o recurso foi rapidamente descartado.

Facebook Subscribe – recurso permitia que os usuários seguissem figuras públicas, mesmo não sendo amigos. Contudo, em dezembro de 2012 a rede social rebatizou o recurso por apenas “seguir”.

Facebook on this day – em 2011, o Facebook criou um recurso que mostrava o status que o usuário havia postado no mesmo dia no ano anterior. Contudo, após testar o recurso a rede social desistiu do lançamento.

Facebook Sponsored Stories – o recurso permitia que as empresas que patrocinavam o Facebook pegassem os bons comentários feitos pelos usuários e utilizassem como propagandas. O programa foi retirado após um usuário processar a rede social por não ter autorizado a utilização de seu comentário.

Facebook Offers – a rede social testou um programa para que os anunciantes oferecessem promoções aos usuários.

Facebook Questions – usuários podiam questionar sobre como atualizar seus status.

Facebook Gifts – o usuário podia comprar um produto e enviá-lo a um amigo por meio do Facebook. O recurso foi retirado do ar porque 80% das pessoas enviavam apenas cartões eletrônicos de presentes.

Tags: curtir, descurtir, Facebook, insatisfação do usuário, recursos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.