Jornal do Brasil

Sexta-feira, 29 de Agosto de 2014

Ciência e Tecnologia

Caçadores coletores e as defesas imunológicas

Jornal do Brasil

Antes de a agricultura começar a se espalhar por toda a Europa há 8.500 anos, os ocupantes do continente eram caçadores-coletores. Eram incapazes de digerir o amido e leite, de acordo com um novo estudo do DNA antigo de um esqueleto de 800 na Espanha. Mas estes ocupantes originais já possuíam defesas imunológicas contra algumas das doenças que mais tarde se tornariam o flagelo da civilização, e que aparentemente tinham a pele escura. As descobertas estão ajudando os pesquisadores a entender que mudanças genéticas e biológicas humanas eles passaram e como eles fizeram a transição da caça e coleta à agricultura, relata uma matéria da revista Science desta semana.

A matéria diz que o surgimento da agricultura há cerca de 10.000 anos atrás, foi um dos acontecimentos mais dramáticos da história da humanidade. Os agricultores europeus vieram originalmente do Oriente Médio e migraram para o oeste através da Grécia e Bulgária. Durante décadas, a única maneira de os cientistas poderem estudar esses eventos foi extrapolando para trás a partir da genética de modernos europeus, um guia na melhor das hipóteses para o que tinha acontecido no passado. Mas ao longo dos últimos anos, as técnicas cada vez mais sofisticadas para extrair e sequenciar o DNA de esqueletos antigos abriram a janela para a genética dos antigos caçadores-coletores e agricultores, permitindo que os pesquisadores não só rastreassem seus movimentos e interações, mas também a forma como o ascensão da agricultura mudou sua biologia.

Em junho de 2012 uma equipe liderada pelo geneticista Carles Lalueza-Fox, da Universidade de Barcelona, na Espanha relatou uma sequência de DNA completa a partir da mitocôndria usina de energia das células do esqueleto de um dos caçadores-coletores descoberto em 2006, na caverna La Braña-Arintero no noroeste da Espanha. O esqueleto foi um dos dois encontrados na caverna, acompanhado de ornamentos feitos de dentes de cervos vermelhos, que essa população aparentemente caçou, juntamente com outros animais. Este genoma do sul da Europa mostrou impressionantes semelhanças com a de uma série de outros caçadores-coletores do norte da Europa e do Leste e sugeriu que nômades caçadores-coletores primitivos eram um grupo muito mais coeso tanto geneticamente e culturalmente do que os pesquisadores achavam. As descobertas, alguns pesquisadores apontaram, podem ajudar a explicar por que os caçadores-coletores pré-históricos foram capazes de coexistir com os primeiros agricultores durante milhares de anos antes de desaparecer de cena.

Para a nova pesquisa, publicada hoje na revista Nature, Lalueza-Fox uniu-se com antigo craque de DNA Eske Willerslev, da Universidade de Copenhagen e outros cientistas e sequenciaram completamente o DNA nuclear do mesmo esqueleto de La Braña. Embora o novo genoma seja um anteprojecto, uma comparação de genes chave envolvidos na pele e cor dos olhos, a dieta e o sistema imune com as de ambos os primeiros agricultores e europeus modernos proporciona uma nova imagem tentadora das mudanças que ocorreram na Europa com populações como a agricultura assumiu.

Uma surpresa é que o homem de La Braña tinha pele escura e olhos azuis, uma combinação raramente vista nos europeus modernos. Embora os europeus do sul de hoje tendem a ser um pouco mais escuro do que os do norte, eles ainda são relativamente leves de pele em comparação com os africanos, uma adaptação muitas vezes ligada à necessidade de absorver mais luz solar e assim produzir quantidades adequadas de vitamina D. Que essa característica do esqueleto de La Braña poderia ter sido amplamente compartilhada e não apenas um one-off também é sugerida por recentes descobertas, ainda não publicado, mas publicado de forma preliminar, que outros-caçadores europeus também tinha a pele escura e olhos azuis.

A Lalueza-Fox sugere que os caçadores-coletores pré-históricos tem a maior parte de sua vitamina D e comem muita carne e que a seleção natural não levou à evolução de pele clara até o advento da agricultura e dietas mais baseada em carboidratos. Assim, carne, peixe e ovos, que compõem uma proporção muito maior de dietas hoje do que para os primeiros agricultores, são uma importante fonte de vitamina D nas populações modernas, mas os primeiros fazendeiros teriam sido muito mais dependentes da luz solar para ajudar a produzir vitamina D na pele. "Parece possível que latitude não é o fator chave na despigmentação da pele, mas a dieta", diz ele.

Outra característica do genoma de La Braña é mais consistente com o pensamento atual sobre como a agricultura mudou a biologia humana, no entanto. Os genes envolvidos na quebra de lactose (o açúcar chave em produtos lácteos) e amido (o nutriente chave em plantas domesticadas) estavam em uma forma "ancestral", os relatórios da equipe, o que significa que os caçadores-coletores não eram bons em digerir estes alimentos, que mais tarde tornou-se essencial para a agricultura das sociedades.

Mas o homem La Braña tinha alguns talentos que só pensavam ter se originado com as sociedades agrícolas: seu sistema imunológico foi aparentemente capaz de lutar contra uma série de doenças, como a tuberculose, pneumonia e malária (que era endêmica no sul da Europa até os tempos modernos), que haviam assumido pesquisadores foram passadas para os humanos dos animais, uma vez bovinos, ovinos e outras espécies foram domesticadas. Dos 40 genes envolvidos na imunidade que a equipe olhou 24 (60%) foram semelhantes aos dos europeus modernos. "Parece que a primeira linha de defesa contra patógenos já estava lá", diz Wolfgang Haak, pesquisador de DNA antigo da Universidade de Adelaide, na Austrália. Uma possível explicação, Lalueza-Fox acrescenta, é que "as epidemias que afetam primeiros agricultores na [Oriente Médio] espalhou para a Europa continental antes de irem para si mesmos”.

Finalmente, o genoma La Braña fornece novas evidências, dizem Lalueza-Fox e Willerslev, para a hipótese inicial de que caçadores europeus foi uma população generalizada, geneticamente e culturalmente coesa muito antes dos agricultores chegarem, ao invés de uma coleção de bandas nômades isoladas. Assim, o novo genoma tem afinidades significativas com a de uma criança de 24.000 anos, encontrados no local siberiana de Mal'ta, cuja sequência foi relatada por Willerslev no final do ano passado. Willerslev sugere que pode ter havido "o fluxo de genes substancial entre o leste e o oeste", levando às populações mais homogêneas do que se suspeitava anteriormente.

Pontus Skoglund, geneticista da Universidade de Uppsala, na Suécia, diz que esta conclusão é apoiada pelo seu próprio trabalho n antigo DNA da Scandinavian caçadores-coletores, que, apesar do extremo norte, mostram afinidades genéticas não só com o sul do indivíduo La Braña mas também com a criança Mal'ta oriental. "É bastante claro que estamos olhando para um grande divisor de águas genéticas” durante a transição da caça e coleta à agricultura, diz Skoglund, em que ambos os genes e biologia mudaram sensivelmente. Os agricultores de toda a Europa "têm a mesma aparência" e os caçadores-coletores também "têm a mesma aparência, o oposto do que se espera de geografia sozinha.”.

Tags: aparência, caçadores, europeus, geografia, oposto