Jornal do Brasil

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Fortaleza vacina contra sarampo após confirmação de 10 casos da doença

Agência Brasil

Começou hoje (27) a campanha de vacinação contra o sarampo em Fortaleza. A campanha  ocorre após confirmação de dez casos da doença, passados 15 anos do último registro na capital cearense. Dos casos confirmados, seis são de crianças com menos de 1 ano de idade. Os outros quatro casos são de uma criança maior de 1 ano e de três adultos.

Crianças de 6 meses a 5 anos devem tomar a vacina, independentemente das marcações no cartão de vacinação. Para bebês com menos de 1 ano, a campanha iniciou no último sábado (25). A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 160.551 crianças até o dia 8 de fevereiro. Adolescentes e adultos que nunca se vacinaram devem procurar um posto de saúde.

A assessora técnica de imunização Renata Dias disse que há uma investigação para apurar a origem dos casos de sarampo. A doença é contagiosa, transmitida por gotículas de saliva ao se tossir, espirrar ou falar perto de outra pessoa. O risco aumenta a urgência da vacinação.

Renata explicou que a melhor maneira de evitar novos casos da doença é uma vacinação maciça da população. "A gente pede para que a população se mobilize, confira seu cartão de vacinação e de seus filhos e vá ao posto de saúde". O chamado Dia D da campanha será no próximo sábado (1º). Neste dia, a aplicação da vacina será ampliada para os municípios de Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Eusébio, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga e Pindoretama, todos na região metropolitana de Fortaleza.

Tags: casos, doença, origem, sarampo, vacinação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.