Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Julho de 2014

Ciência e Tecnologia

Imagem 3D revela como pinturas foram feitas

Jornal do Brasil

Há mais de uma pintura do que a encontra o olho. Sob a superfície de uma paisagem salpicada de sol ou de uma vida ainda deliciosa, dezenas de camadas meticulosamente aplicadas de tinta, formando uma estrutura 3D complexa, que é tudo, mas invisível para os telespectadores. Agora, uma técnica de imagem de pesquisa biomédica promete deixar os historiadores da arte e conservadores de boca aberta com as profundezas de pinturas, oferecendo novos insights sobre como estas obras foram feitas, revela uma matéria da revista Science.

"Agora, se um conservador de arte quer entender a estrutura de camadas tridimensional de uma pintura, certamente terá que ter um bisturi para ele," a remoção de amostras pequenas centrais para estudar a sua estratigrafia, diz Warren, um químico e engenheiro biomédico na Duke University, em Durham, Carolina do Norte. Ele passa a maior parte de seu tempo desenvolvendo sistemas de laser usados para estudar o tecido humano. Mas, quando ele visitou uma exposição sobre a detecção de falsificações de arte na National Gallery, em Londres, há alguns anos, ele começou a se perguntar o que historiadores e conservadores poderiam aprender sobre arte se tivessem acesso às tecnologias de imagem, como os de seu laboratório.

Um método que Warren trabalha é chamado microscopia bomba-sonda, que usa pulsos cronometradas de luz a laser para excitar eletricamente as moléculas em uma amostra. Como as moléculas ganham e perdem energia em reação aos pulsos, eles emitem sinais que servem como identificação de "impressões digitais" que revelam sua composição química. Microscopia Pump-sonda é especialmente útil para o estudo de pigmentos biológicos como melanina na pele. Então Warren perguntou: Poderia trabalhar em outros tipos de pigmentos também? Como por exemplo, pintar?

"Nós construímos um sistema de laser que foi projetado para fazer um bom trabalho de diagnóstico de câncer de pele e, em seguida, percebemos que poderíamos usar exatamente esse mesmo sistema de laser para obras de arte da Renascença", diz ele. Os pulsos de laser de baixa potência viajam profundamente em uma pintura sem dispersão como fontes de luzes convencionais, retornando uma imagem extremamente clara da sua estrutura do subsolo, bem como as impressões digitais químicas dos pigmentos em cada camada.

A matéria relata também que a equipe inicialmente testou a técnica em pinturas feitas com pigmentos historicamente precisos renascentistas, provando que a microscopia pode distinguir entre as estruturas 3D de um roxo criado através da mistura de pigmentos vermelhos e azuis e uma sombra semelhante feita por camadas de vermelho sobre o azul. Em seguida, os pesquisadores voltaram seu laser olho em uma verdadeira pintura renascentista: A Crucificação, pintado por volta de 1330 Puccio Capanna. Pela imagem pequenas seções das vestes azuis da Virgem Maria e um dos anjos voadores, eles revelaram que Capanna usou diferentes pigmentos para criar cada uma, apesar de suas cores semelhantes. O manto de Maria é composto por uma espessa camada de lápis-lazúli, uma pedra azul profunda que na época era “mais caro do que o ouro”, diz Warren. O azul do manto do anjo, por outro lado, foi criado através de um complexo de várias camadas de pigmentos menos preciosos, com apenas um toque de lápis-lazúli.

"Honestamente, para mim era como um vislumbre do futuro", diz Francesca Casadio, uma cientista da conservação no Instituto de Arte de Chicago, em Illinois, que não estava envolvido na pesquisa. Microscopia Pump-sonda pode ser especialmente útil para identificar lugares em quadros de envelhecimento, onde os pigmentos começaram a decair, diz ela. Isso poderia ajudar os conservadores afinar seus esforços para conter essa deterioração. "Tal impulso na tecnologia é o que a conservação de arte e campos de museus precisa garantir que as obras de arte únicas são e permanecem protegidos da melhor maneira possível", concorda Koen Janssens, um químico analítico da Universidade de Antuérpia, na Bélgica, que não era envolvido na pesquisa.

A revista também diz que Warren espera que a microscopia pump-probe também possa auxiliar na identificação de falsificações. Se a estrutura 3D de pinceladas varia de artista para artista, por exemplo, pode servir como uma espécie de assinatura, ajudando historiadores distinguir entre o trabalho de um mestre e um imitador.

Casadio é cético, no entanto, no que diz respeito à identificação nunca ser precisa o suficiente para suplantar aos historiadores técnicas sofisticadas e avaliadores já usam. Ela enfatiza que demorará um bom tempo antes de microscopia pump-probe torna-se prática para a maioria dos museus. Não só por levar horas para analisar alguns milímetros quadrados de uma pintura, mas o trabalho também precisa ser feito em um laboratório com a ajuda de cientistas treinados. Museus precisam de um sistema menor, diz ela. Não se preocupe, Warren diz: Pesquisadores biomédicos já estão encolhendo-se sistemas de microscopia pump-probe, e é só uma questão de tempo antes que esses novos olhos comecem a olhar para a arte.

Tags: imagem, pinturas, sistemas, Tempo, Trabalho