Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Distrito Federal lidera ranking nacional de doações de órgãos

Agência Brasil

Com 522 transplantes realizados, a rede pública de Saúde do Distrito Federal lidera o ranking nacional de doações de órgãos em 2013, segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. Foram 33,1 órgãos por milhão de pessoas, contra a média nacional de 13,3. A capital do País também lidera os transplantes de coração e córnea e fica em segundo nos de pulmão, fígado e rim.

Além dos transplantes realizados na capital federal – 29 de coração, 53 de fígado, 128 de rim e 306 de córnea -, incluindo os dois primeiros transplantes de pulmão e quatro de medula óssea, a Saúde Pública do DF disponibilizou à Central de Captação Nacional um coração, um pulmão, 12 fígados e 21 rins para pacientes de outros Estados.

O Hospital de Base concentra a realização de transplantes no Distrito Federal, mas o procedimento também é feito pelo Hospital Universitário de Brasília, pelo Instituto de Cardiologia do Distrito Federal e redes credenciadas do SUS. Para ser doador de órgãos, basta avisar a família da sua vontade. Doações de sangue e medula óssea podem ser feitas no hemocentro local. 

Tags: Brasília, doações, hospitais, operações, órgãos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.