Jornal do Brasil

Sexta-feira, 1 de Agosto de 2014

Ciência e Tecnologia

Nasa tenta explicar pedra que "surgiu" em frente a sonda em Marte

Portal Terra

Especialistas dizem estar "completamente confusos" com uma rocha que apareceu misteriosamente em uma imagem da sonda Opportunity, em Marte. Uma fotografia tirada do mesmo ponto dias antes não mostrava a pequena pedra.

"Nós vimos essa rocha simplesmente parada ali. Parece branca nos extremos e no meio parece ter uma depressão que é vermelha e escura - lembra uma rosquinha de geleia", diz o cientista Steve Squyres, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da Nasa.

Segundo o jornal britânico Independent, a sonda está parada há dias no mesmo ponto devido ao tempo ruim em Marte, portanto fez muitas fotos no local. As imagens - a que mostra e a que não mostra a rocha - têm 12 dias marcianos de diferença. Segundo Squyres, a sonda não passou por cima do ponto no qual a pedra apareceu.?

Imagem à esquerda mostra a rocha. Dias antes, na fotografia da direita, o objeto não aparecia
Imagem à esquerda mostra a rocha. Dias antes, na fotografia da direita, o objeto não aparecia

A equipe, afirma o cientista, tem duas teorias para a origem do objeto: ele foi levado até ali pela colisão de um meteoro no solo marciano ou foi jogado pelo movimento das rodas da sonda. "Nós dirigimos um metro ou dois dali, então acho que a ideia de que uma roda misteriosamente jogou a pedra é a melhor explicação", diz Squyres.

A rocha, contudo, voltou a surpreender os cientistas quando eles analisaram ela. "Nós tiramos fotos tanto da parte da 'rosquinha' quanto da 'geleia' e conseguimos os primeiros dados da composição da 'geleia' ontem. Não é parecido com nada que nós vimos antes. Tem uma grande quantidade de enxofre, uma grande quantidade de magnésio e duas vezes mais manganês do que nós vimos em qualquer outra coisa em Marte."

"Eu não sei o que isso significa. Estamos completamente confusos, e todos no time estão brigando e discutindo", diz o cientista. "A beleza desta missão... eu notei que ela nunca será completada. Sempre haverá algo atormentador, algo maravilhoso além do nosso alcance, que nós não conseguiremos alcançar - e essa é a natureza da exploração", diz Squyres, que participou de um evento sobre os 10 anos da sonda.

Tags: agência, americana, espacial, fotos, pedra

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.