Jornal do Brasil

Domingo, 23 de Novembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Estudo: equilíbrio das bactérias do intestino pode ser segredo de vida longa

Portal Terra

Ter a quantidade certa de bactérias no instestino pode ser o segredo de uma vida longa. De acordo com pesquisadores do Buck Institute for Research on Ageing, da Califórnia, nos Estados Unidos, o desequilíbrio das bactérias da flora intestinal causado pelo avanço da idade pode ser o responsável pelo surgimento de doenças como câncer, diabetes e inflamações. As informações são do site inglês Daily Mail.

Segundo o responsável pela pesquisa, Dr. Heinrich Jasper, a conclusão pode ajudar os especialistas a acharem uma maneira eficaz de intervir nesta deteriorização das bactérias "boas" do intestino. "Isso poderia ajudar a aumentar a expectativa de vida das pessoas", afirma.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores avaliaram moscas e observaram que a quantidade de bactérias aumentava dramaticamente com o avanço da idade, resultando em quadros de inflamação. 

Este desequilíbrio, segundo eles, é impulsionado pela ativação de moléculas que regulam o sistema imunológico e que acabam influenciando no funcionamento tanto das bactérias ruins quanto das boas, que são extremamente necessárias para o corpo. E é justamente este comportamento irregular das bactérias no sistema digestivo que faz com que uma série de pequenos problemas possam surgir.

Além disso, a pesquisa concluiu ainda que quando foi possível encontrar o equilíbrio das bactérias no intestino, houve um aumento considerável de novas células na região, o que ajuda a prolongar o bom funcionamento do corpo e, consequentemente, o aumento da qualidade de vida.

"Agora se pudermos entender como isto funciona nos seres humanos, poderemos gerar impactos muito positivos na qualidade de vida cuidando apenas do sistema digestivo", afirma Jasper.

Tags: bactérias, CIÊNCIA, corpo, pesquisa, SAÚDE

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.