Jornal do Brasil

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Reino Unido incentiva população a partilhar seus dados médicos

Jornal do Brasil

No Reino Unido foi lançado na semana passada uma campanha de publicitária na imprensa pedindo aos moradores para permitir que cientistas acessassem dados de pacientes do serviço Nacional de Saúde (NHS) do país. Os registros no SNS, que são livres para todos e pago através de tributação são agora realizadas pelo clínico geral do paciente, revela uma matéria da revista Science desta semana. 

Mas em poucos meses, os médicos vão começar a enviar os dados para um banco de dados central na NHS conhecido como care data, onde serão disponibilizados, anonimamente, para os pesquisadores e, possivelmente, também para as empresas farmacêuticas. Alguns médicos têm criticado o banco de dados por que se intromete na relação de confiança entre médico e paciente, enquanto os grupos de defesa das liberdades civis temem que o anonimato dos dados não possa ser garantido.

A matéria diz ainda que este mês, o governo vai enviar um folheto para todos os 22 milhões de lares no Reino Unido explicando a partilha de dados e informando às pessoas como optar por sair. Mas as instituições de caridade por trás dos anúncios, incluindo Arthritis Research UK, Cancer Research UK, Diabetes UK, da British Heart Foundation, e o Wellcome Trust , estão esperando que não muitos cidadãos não escolham essa opção. 

Tags: Governo, pesquisadores, Reino, SAÚDE, Unido

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.