Jornal do Brasil

Sábado, 30 de Agosto de 2014

Ciência e Tecnologia

Biodiversidade: Ampliar a Pesquisa 

Jornal do Brasil

No fórum policial “áreas e conservação da biodiversidade eficaz Protegido, forneceram uma análise útil para identificar as áreas protegidas de importância global para a conservação dos anfíbios, mamíferos e pássaros”. De fato, a identificação específica de reserva de marcha de espécies prioritárias é crucial para alcançar metas de biodiversidade global, como Aichi de Biodiversidade Meta 12 (para evitar a extinção de espécies ameaçadas até 2020 e melhorar a situação). No entanto, como a presente análise inclui apenas uma pequena fração da biodiversidade (1,2% das espécies descritas), é óbvio que esta abordagem precisa ser ampliada, relata uma matéria da revista Science.

A matéria diz ainda que as áreas protegidas isoladas podem facilmente deter 100% das populações mundiais de espécies vegetais ou invertebrados. É provável que essas populações isoladas, vão passar a serem as espécies prioritárias reais, utilizando-se o critério de sobreposição de distribuição. No entanto, como uma avaliação completa de todas as espécies de invertebrados não é viável, eles permanecerão ignorados em tais abordagens priorização globais. Resta, portanto, a responsabilidade das autoridades de áreas protegidas para iniciar inventários de espécies para um amplo conjunto de taxa, identificar as espécies prioritárias com base na porcentagem de sobreposição de sua distribuição com a reserva (o tamanho da população sobreposição seria ainda melhor, mas infelizmente não é possível), e programar estratégias de monitoramento e gerenciamento para estas espécies.

A implementação de tais prioridades poderia ser incentivada, tornando-os obrigatórios para classificação como Patrimônio Mundial sob do Centro do Patrimônio Mundial "critério” (que declara que "valor universal excepcional" é respeitado se um site contém os habitat mais importantes para conservação da biodiversidade) ou através de incentivos (como reservas verde-anúncio). Se a identificação global de potenciais locais de Patrimônio Mundial permanece puramente baseada em vertebrados, podemos perder uma grande parte do nosso patrimônio natural, finaliza a matéria da revista.

Tags: finaliza, fórum, patrimônio, perder, universal

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.