Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Ciência e Tecnologia

Formações geladas em lago finlandês confundem cientistas

Portal Terra

Uma estranha formação em um lago finlandês chamou a atenção de moradores do país e de cientistas. Especialistas tentam explicar os "fios de gelo" que apareceram na água e sumiram no dia seguinte. As informações são do site Yle.

As imagens dos fios foram feitas por Vesa Kaloinen, 55 anos, que mora à beira do Suolijärvi ("lago intestino", em finlandês). Na quarta-feira, dia 8 de janeiro, ele esquentava sua sauna entre 13h e 14h, quando viu as formações na água. Kaloinen pegou um barco e foi conferir de perto.?

Especialistas não sabem explicar origem de formações encontradas na água
Especialistas não sabem explicar origem de formações encontradas na água

"No lago havia fios brancos com dezenas de metros de comprimento. Eles pareciam com neve. Eu cheguei perto e peguei alguns e fiz bolas de neve e as joguei", conta Kaloinen, que tirou quatro fotos com a câmera de seu celular. O morador estima que a temperatura no lago estava abaixo de 0°C. Ele especula que a neve possa ter caído no lago e a combinação de vento e água fez o estranho formato, que acabou por derreter depois.

O meteorologista Matti Huutonen ficou impressionado com as imagens. "Nunca vi nada igual. Eu não posso explicar, mas pode ser algo relacionado à água e à temperatura do ar. Esses dois criaram as condições exatas para o fenômeno ocorrer."

A hidrologista Johanna Korhonen, do Instituto Finlandês do Ambiente, também se diz confusa. "É algum tipo de neve, mas não consigo explicar mais especificamente."

Tags: CIÊNCIA, gelo, lago, pesquisa, tecnologia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.