Jornal do Brasil

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Ciência e Tecnologia

Obesos têm maior risco de morte por câncer de próstata

Jornal do Brasil

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 580 mil novos casos de câncer devem surgir no Brasil em 2014. O tumor de próstata lidera o ranking dos mais incidentes em todas as regiões do país. E o sobrepeso pode estar associado a um pior prognóstico. 

Um estudo publicado recentemente pela revista Obesity Research & Clinical Practice afirma que os homens que estão acima do peso ou obesos, quando diagnosticados com câncer de próstata, enfrentam um risco maior de morrer pela doença. 

Os pesquisadores analisaram cerca de 750 pacientes com câncer de próstata que fizeram a cirurgia para retirá-la. Aqueles que estavam acima do peso ou obesos estão 50% mais propensos a morrerem do que aqueles que estão dentro do peso ideal. 

“A pesquisa mostrou também que a associação entre sobrepeso/obesidade e aumento do risco de morte é maior entre os homens com tipos mais agressivos de câncer de próstata”, comentou o médico Daher Chade, urologista do Instituto do Câncer de São Paulo e do Hospital Sírio Libanês.

O estudo afirma ainda que o peso no momento do diagnóstico, mais do que outros fatores, está relacionado com o combate ao câncer de próstata, especialmente em pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico. 

Estudos adicionais serão necessários para determinar se os resultados dessa pesquisa também se aplicam a pacientes com câncer de próstata que realizam outros tratamentos, como a radioterapia e a hormonoterapia.

 

Tags: CÂNCER, CIÊNCIA, gordura, SAÚDE, tratamento

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.