Jornal do Brasil

Sábado, 2 de Agosto de 2014

Ciência e Tecnologia

Brasil conclui missão de 25 dias na Antártida

Portal Terra

Após 25 dias em uma sensação térmica de -40°C, foi concluída a missão brasileira na Antártida, que levou cientistas ao módulo Criosfera 1. O equipamento está instalado a cerca de 670 km do Polo Sul, desde janeiro de 2012. Os cientistas retornaram no final de semana ao Brasil.

A equipe partiu para o continente gelado no dia 5 de dezembro para o acampamento localizado na geleira Union. No dia 7, eles partiram em direção ao módulo, que recebe um upgrade tecnológico.

Equipe passou 25 dias, com sensação térmica de -40°C, para instalar novos equipamento
Equipe passou 25 dias, com sensação térmica de -40°C, para instalar novos equipamento

Os cientistas instalaram, entre outros equipamentos, 10 sistemas de filtragem de ar independentes para a campanha de inverno 2014. Esses filtros irão coletar aerossóis durante seis horas por dias, que depois serão utilizados para análise da composição atmosférica.?

Um dos destaques da missão foi o impacto zero no ambiente. O módulo é movido a energia solar e eólica, o que permitiu que os mais de 20 dias de acampamento transcorressem sem a queima de combustíveis fósseis. A missão não deixou qualquer resíduo sólido ou líquido na área. Até mesmo as fezes e urina foram transportadas - o fato de estarem congeladas ajudou os pesquisadores.

A missão foi integrada pelos pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Heitor Evangelista da Silva e Marcio Cataldo Gomes da Silva; do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Heber Reis Passos, e da Universidade Federal Fluminense (UFF) Renato Campello Cordeiro. 

Tags: brasileira, equipe, gelo, pólo, Sul

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.