ASSINE
search button

Ford apresenta carro elétrico movido a energia solar

Compartilhar

A Ford apresenta um veículo inédito movido a energia solar, o C-MAX Solar Energi Concept, na CES, maior feira de tecnologia do mundo, que abre para o público amanhã, em Las Vegas. O modelo, desenvolvido pela Ford em parceria com a SunPower e o Instituto de Tecnologia da Georgia, oferece o melhor de um híbrido plug-in, sem depender da rede elétrica ou combustível para recarregar sua bateria.

O conceito aproveita a energia do Sol usando um concentrador especial que atua como uma lente de aumento, direcionando os raios para os painéis solares no teto do veículo. O resultado é um veículo que, com um dia inteiro de sol, entrega o mesmo desempenho do híbrido plug-in C-MAX Energi convencional, abastecido na rede elétrica.

O Ford C-MAX Energi tem o menor consumo combinado de combustível da categoria, equivalente a 42,5 km/l (46 km/l na cidade e 39 km/l na estrada). Por usar energia renovável, o Ford C-MAX Solar Energi Concept também reduz em cerca de quatro toneladas por ano as emissões de gases de efeito estufa.

"O Ford C-MAX Solar Energi Concept lança uma nova luz sobre o transporte elétrico com energia renovável", diz Mike Tinskey, diretor global de infraestrutura e eletrificação de veículos da Ford. "Como líderes em inovação, queremos promover o diálogo público sobre as alternativas para levar o mundo em direção a um futuro mais limpo".

 

Vendas em alta

O C-MAX Solar Energi Concept estreia no momento em que a Ford fecha um ano recorde na venda de veículos elétricos. A marca deve somar 85 mil veículos híbridos, híbridos plug-in e totalmente elétricos em 2013, o primeiro ano completo de vendas dos seus seis modelos elétricos.

O C-MAX Energi é o plug-in líder de vendas da Ford, com mais de 6.300 unidades em novembro. A Ford vendeu mais veículos plug-in em outubro e novembro que a Toyota e a Tesla e também superou a Toyota no acumulado do ano. A venda de híbridos plug-in continua a crescer na medida em que mais consumidores descobrem os benefícios de usar a eletricidade no transporte.

O C-MAX Hybrid ajudou a trazer novos clientes para a Ford - cerca de 64% de seus compradores eram donos de carros outras marcas e metade deles de importados.